Ficou sabendo que a Zona Azul Digital começará a funcionar mas ainda não entendeu o que muda? A gente explica! Conversamos com a assessora de comunicação da EMDURB, Rosana Fregolente, que explica o que será diferente a partir desta segunda (26). 

É o fim do talão de papel?

Para quem possui o hábito – e gosta – de comprar talões para o estacionamento rotativo, não precisa se preocupar. Ainda será possível adquirir os talões em comércios da região. A diferença é que a Estacionamento Rotativo Digital complementará o sistema vigente, trazendo mais comodidade para os motoristas. 

O que muda agora é que você não precisa mais depender daquelas moedinhas no carro para garantir o talão. E sobre a implantação do sistema nas áreas azul e verde a assessora de comunicação da empresa, Rosana Fregolente, explica: 

“A ferramenta permitirá a compra de estacionamento e o pagamento por meio de dinheiro, cartões de débito e crédito, junto aos orientadores de rotativo. Haverá a impressão de comprovante com as informações da vaga, além da Chave de Segurança e QRCode.”

Assim, como Rosana comenta, a transação será feita pelos agentes “amarelinhos” e o pagamento ainda poderá ser realizado em dinheiro. 

Uma outra mudança também diz respeito ao comprovante da transação, que não precisará mais ser deixado dentro do carro. Isso porque os orientadores de trânsito também estão utilizando um sistema digital, desenvolvido pela própria Emdurb. 

Portanto, com o aplicativo no celular eles podem checar se o veículo está estacionado de forma regular ou não. 

Entre os maiores benefícios, a assessora pontua a facilidade na contratação do serviço do estacionamento rotativo. “Ele facilitará a compra do cartão, bem como a prorrogação da permanência do veículo na vaga sem ter que ir até o veículo para fazer a troca do cartão”, pontua Rosana. 

Aplicativo em aprovação 

A grande mudança virá apenas com a implantação do aplicativo que possibilitará a contratação do serviço direto pelo celular. Sendo assim, não será mais necessário buscar um agente de fiscalização para estacionar o carro em locais de zona azul ou verde. 

“Com o sistema digital, o usuário fará tudo pelo aplicativo instalado no celular; a compra, o pagamento e a prorrogação do tempo, se necessário, mesmo não estando perto do veículo”, explica Rosana. 

Por meio do app também será possível realizar a compra prévia de créditos, que poderão ser usados posteriormente . Isso facilita a tarefa que seria comprar um unitário a cada vez que for utilizar o rotativo. 

E, de acordo com Rosana, o processo de contratação por meio do programa de celular é bem simples. “Basta instalar o aplicativo no celular, acessar, e a cobrança será automática em cartão bancário indicado pelo usuário”, explica a assessora.

No entanto, para que o aplicativo seja liberado para todos os dispositivos móveis, a empresa municipal aguarda aprovação, pela Apple, do software para o sistema iOS. Quando for liberado, o aplicativo também estará disponível para usuários do sistema operacional Android. 

Eles estão de olho 

A fiscalização dos orientadores de trânsito ocorrerá também de forma digital. Para verificar se o veículo está estacionado de forma regular, os fiscais identificarão, pela câmera do celular, com o aplicativo, se a placa consta no sistema como dentro do período contratado. 

Assim, caso haja necessidade de multa, os agentes poderão anexar fotos e até filmagens que comprovem a autuação. 

Por fim, toda essa digitalização, tanto dos estacionamentos quanto das autuações, servirá como uma grande ferramenta de gestão do trânsito. Com os dados, será possível fazer avaliações mais criteriosas e implementar ações também.

A expectativa é que a ferramenta facilite todo o processo de contratação dos estacionamentos rotativos da cidade, que hoje demandam um tempo, que muitas vezes não temos. 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…