Os bauruenses que gostam de teatro sempre esperam pela último semana de janeiro. O motivo? A tradicional Mostra de Teatro Paulo Neves. Neste ano, em sua 19ª edição, o evento traz diversas peças de grandes dramaturgos como Shakespeare, Ariano Suassuna, Lauro César Muniz, e muitos outros.

A mostra vai do dia 27 de janeiro a 02 de fevereiro no Teatro Municipal de Bauru “Celina Lourdes Alves Neves”. No total, serão dez peças apresentadas por Talita Neves e seus alunos do curso de teatro. O valor dos ingressos são R$20 reais (inteira) e R$10 reais (meia).

Confira a programação completa da 19ª Mostra de Teatro Paulo Neves:

Todas as apresentações serão realizadas no Teatro Municipal de Bauru, localizada na Avenida Nações Unidas, 8-9.

– Espetáculo: Camaleoas (dia 27, às 20h)

Em um momento de efervescência e de desconstrução da identidade nacional, resolvo montar monólogos de Shakespeare. Um desafio! Afinal, com 50 anos de direção teatral, nunca havia montado nada do autor inglês. Na certa por medo ou por estar mais ligado a um teatro brechtiano ou por outras tantas questões. Fato é que perdi o medo e com a ajuda desse elenco, selecionamos oito trechos de espetáculos:

Julieta – “Romeu e Julieta”
Cordélia – “Rei Lear”
Ofélia – “Hamlet”
Pórcia – “O Mercador de Veneza”
Beatriz – “Muito barulho por nada”
Cleópatra – “Antônio e Cléopatra”
Catarina – “A Megera Domada”
Lady Macbeth – “Macbeth”

Direção: Paulo Neves
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: 12 anos

– Espetáculo: Lesados (dia 28, às 20h)

Lesado, ofendido, maltrado, afrontado, magoado, lerdo, tolo, idiota, estúpido, pateta, danado, afetado, estragado, prejudicado, espancado, esmurrado, surrado, golpeado, agredido, marcado, lesionado, contundido, machucado. Escolhemos, após oito anos, remontar este texto pela sua atualidade, pois fala de solidão, tédio, silêncio, incoerência, estranhamento, não aceitação, raiva, ódio, caos, distanciamento, violência verbal. Dois personagens falam. Sozinhos. Depois conversam com o nada. Nada é muito conexo. Falam sobre ir até o fim, mas não sabem como ir e onde é. Falam de Deus, mas não sabem onde ele está. Eles não se entendem. Ou entendem-se pouco. Que tal um minuto de silêncio?

Direção: Paulo Neves
Duração: 40 minutos
Recomendação etária: 12 anos

– Espetáculo: O Santo Milagroso (dia 29, às 20h)

Em um pequeno e provinciano vilarejo do interior, Padré José e Pastor Camilo disputam novos fiéis para seus rebanhos e a pacata vida daquele lugar vê-se permeada pela rincha e intolerância religiosa entre católicos e protestantes. No entanto, um “milagre” aproxima os líderes, causando vários quiproquós que vão interferir nas relações políticas, religiosas e amorosas, transformando a vida dos moradores.

Direção: Victor Deluzzi
Duração: 90 minutos
Recomendação etária: 12 anos

– Retalhos Cênicos (dia 30, às 20h)

O evento, apresentado por um mestre sem-cerimônias, é um espetáculo de variedades que passeia por diversas manifestações artísticas como teatro, circo, dança e música.

Duração: 180 minutos
Recomendação etária: livre

– Espetáculo: A Farsa da Boa Preguiça (dia 31, às 20h)

Conta a trajetória de um poeta popular (Joaquim Simão) e de sua esposa (Nevinha) que vivem rodeados por santos, demônios e pessoas inescrupulosas. O poeta tem três grandes fraquezas (preguiça, poesia e mulher) e sua esposa tenta, em vão, convencê-lo a trabalhar. Apesar das dificuldades, o casal é exemplo de fidelidade. Já os vizinhos Aderaldo e Clarabela – o casal mais rico da cidade – possuem um relacionamento duvidoso. A história é narrada e comentada por três santos e durante a trama, quatro demônios, fazem de tudo para que o pobre casal se renda à tentação e caia no pecado.

Direção: Renata Di Donato
Duração: 90 minutos
Recomendação etária: 12 anos

– Espetáculo: Mala Malasartes (dia 01 de fevereiro, às 16h)

“Malas que trazem histórias, malas que andam por todo lugar. Sempre sabem de onde vem, mas nunca sabem onde vão chegar. Malas que contam a história de um certo rapaz faceiro, personagem que ronda o imaginário popular brasileiro. Ele, que com sopa de pedra, uma velha sovina conseguiu enganar, um homem ganancioso com tal pássaro especial tapear, e até da morte, com suas peripécias, se esquivar. São malas que trazem histórias, diversão e arte!
Trazem algumas das muitas histórias de Pedro Malasartes.”

Direção: Victor Deluzzi
Duração: 40 minutos
Recomendação etária: livre

– Espetáculo: Pequenas Tentativas de Dizer Aquilo que Não Consigo (dia 01, às 20h)

Porque ainda insistimos em falar sobre isso? Para tentar segurar o tempo, para estar mais atento a quem por aqui passa ou por não aguentar mais pedir desculpas? Sabia que dentro do olho cabe um oceano inteiro? Há tanta coisa que preciso deixar transbordar, transmutar, transformar… Essa é uma tentativa de deixar isso acontecer.

Direção: Talita Neves
Duração: 80 minutos
Recomendação etária: 12 anos

– Espetáculo: Como Você Vai Entrar Para História? (dia 02, às 16h)

As férias estão acabando… Que tal a gente se encontrar? Vamos fazer uma festa do pijama! Não pode faltar pipoca, brigadeiro e muita história para contar. E é dentro dessas histórias que seis meninas mergulham no universo de seis grandes mulheres, que venceram os preconceitos da sociedade de suas épocas e se tornaram peças importantes na linha do tempo da humanidade.

Direção: Aline Prado
Duração: 40 minutos
Recomendação etária: livre

– Espetáculo: Ascensão e Queda de Uma Cidade Qualquer (dia 02, às 20h)

Ontem mesmo perguntaram de você! Aliás, está tudo bem? Anda cansado? Não se preocupe. Nós temos a solução! Venha conhecer a cidade-ouro, aqui você será muito bem recebido. Todos os (des)contentes do mundo estão chegando. Hospede-se no Hotel do Homem Rico e desfrute dos melhores serviços da cidade. Garanta já o seu pacote de viagem e fique por dentro das leis da felicidade humana. Vem pra cá!

Direção: Talita Neves
Duração: 80 minutos
Recomendação etária: 12 anos

Confira a fica técnica de todos os espetáculos no link: https://bit.ly/38DlASO.

Serviço
19ª Mostra de Teatro Paulo Neves
Data: de 27 de janeiro a 02 de fevereiro
Local: Teatro Municipal de Bauru (Avenida Nações Unidas, 8-9)
Facebook: www.facebook.com/MostradeTeatroPauloNeves
Instagram: @mostradeteatro

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…