Para onde vão os alimentos que não são utilizados em restaurantes ou vendidos em supermercados, mas que ainda estão bom para o consumo? A resposta alternativa ao lixo é o Mesa Brasil, programa de combate à fome do Sesc. Embora tenha sido criado em São Paulo, no ano de 1994, o programa já se estende a 63 municípios paulistas, inclusive Bauru.

Com o coronavírus e embora suas unidades permaneçam fechadas para evitar a propagação do novo vírus, o programa passa a atuar em regime especial. Assim, combatendo os efeitos da pandemia entre as populações mais vulneráveis. Portanto, além da distribuição de alimentos, o Mesa Brasil estendeu sua atuação para a coleta e entrega de itens de higiene pessoal e limpeza, essenciais para impedir a propagação da COVID-19.

Sendo assim, novas empresas doadoras em Bauru são bem-vindas nessa empreitada. Quem pode entrar na lista de doadores são: centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, confeitarias, feiras, indústrias, cerealistas, campanhas, entre outros. Para doar, acesse o link: mesabrasil.sescsp.org.br/oferecer.

Outras medidas durante a pandemia

Entre as principais alterações está o fato de que as instituições sociais cadastradas, mesmo que estejam atendendo normalmente aos assistidos, poderão optar por estender esse atendimento e realizar a entrega de alimentos, em forma de cestas básicas, diretamente às famílias do entorno que estejam em situação de vulnerabilidade, não sendo mais exigida a exclusividade da distribuição apenas aos indivíduos assistidos pelo projeto.

A orientação também inclui celerizar a assistência às instituições que já aguardam em fila de espera. Os caminhões que operam a logística de arrecadação e distribuição seguirão atendendo a todas as demandas de entrega e retirada.

Funcionários do Mesa Brasil que fazem parte do grupo de risco deverão permanecer afastados. Apenas os funcionários saudáveis, e que se sentirem seguros para a tarefa é que devem se apresentar para trabalhar. As unidades do Sesc envolvidas na operação adotarão novos protocolos de boas práticas, em acordo com os cuidados determinados pelas autoridades de saúde e em precaução à disseminação do novo coronavírus.

Mais sobre o Mesa Brasil

Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes vão parar no lixo. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas poderiam muito bem complementar a refeição de muitas pessoas.

Assim, o Mesa Brasil funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre sociedade civil, empresariado e instituições sociais. Tudo acontece por meio da coleta e distribuição urbana dos alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.

O Mesa Brasil Sesc São Paulo também possui uma frente educativa, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições participantes. São aulas e palestras que orientam no preparo, armazenamento, aproveitamento integral e diversidade de cardápio — visando, assim, diminuir o desperdício.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…