Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Mesa Brasil, programa de combate à fome do Sesc, também está atuando em Bauru
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Geral > Mesa Brasil, programa de combate à fome do Sesc, também está atuando em Bauru
Geral

Mesa Brasil, programa de combate à fome do Sesc, também está atuando em Bauru

Juliana Oba
By Juliana Oba
Publicado 08/04/2020
Share
SHARE

Para onde vão os alimentos que não são utilizados em restaurantes ou vendidos em supermercados, mas que ainda estão bom para o consumo? A resposta alternativa ao lixo é o Mesa Brasil, programa de combate à fome do Sesc. Embora tenha sido criado em São Paulo, no ano de 1994, o programa já se estende a 63 municípios paulistas, inclusive Bauru.

Índice
  • Outras medidas durante a pandemia
  • Mais sobre o Mesa Brasil

Com o coronavírus e embora suas unidades permaneçam fechadas para evitar a propagação do novo vírus, o programa passa a atuar em regime especial. Assim, combatendo os efeitos da pandemia entre as populações mais vulneráveis. Portanto, além da distribuição de alimentos, o Mesa Brasil estendeu sua atuação para a coleta e entrega de itens de higiene pessoal e limpeza, essenciais para impedir a propagação da COVID-19.

Sendo assim, novas empresas doadoras em Bauru são bem-vindas nessa empreitada. Quem pode entrar na lista de doadores são: centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, confeitarias, feiras, indústrias, cerealistas, campanhas, entre outros. Para doar, acesse o link: mesabrasil.sescsp.org.br/oferecer.

Outras medidas durante a pandemia

Entre as principais alterações está o fato de que as instituições sociais cadastradas, mesmo que estejam atendendo normalmente aos assistidos, poderão optar por estender esse atendimento e realizar a entrega de alimentos, em forma de cestas básicas, diretamente às famílias do entorno que estejam em situação de vulnerabilidade, não sendo mais exigida a exclusividade da distribuição apenas aos indivíduos assistidos pelo projeto.

A orientação também inclui celerizar a assistência às instituições que já aguardam em fila de espera. Os caminhões que operam a logística de arrecadação e distribuição seguirão atendendo a todas as demandas de entrega e retirada.

Funcionários do Mesa Brasil que fazem parte do grupo de risco deverão permanecer afastados. Apenas os funcionários saudáveis, e que se sentirem seguros para a tarefa é que devem se apresentar para trabalhar. As unidades do Sesc envolvidas na operação adotarão novos protocolos de boas práticas, em acordo com os cuidados determinados pelas autoridades de saúde e em precaução à disseminação do novo coronavírus.

Mais sobre o Mesa Brasil

Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes vão parar no lixo. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas poderiam muito bem complementar a refeição de muitas pessoas.

Assim, o Mesa Brasil funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre sociedade civil, empresariado e instituições sociais. Tudo acontece por meio da coleta e distribuição urbana dos alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.

O Mesa Brasil Sesc São Paulo também possui uma frente educativa, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições participantes. São aulas e palestras que orientam no preparo, armazenamento, aproveitamento integral e diversidade de cardápio — visando, assim, diminuir o desperdício.

Bauruense “abraça” o Vitória Régia e cria projeto para preservação do parque
Vai ter flashback em Bauru ao som do Conexão 80 no Fio do Cutelo
Quais superstições de Ano Novo você costuma fazer? Confira as mais comuns!
Coral Unesp e Violeiros “Boca do Sertão” se unem para apresentações gratuitas em Bauru
‘Bazar Fraterno’ reúne diversidade de artesanato em Bauru
TAGS:mesa brasilSesc Bauru
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByJuliana Oba
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, Juliana Oba entrou no Social Bauru em 2016 como estagiária, foi efetivada como jornalista e hoje é editora-chefe. Adora escrever sobre comportamento e entrevistar pessoas com diferentes olhares. Entre seus hobbies estão livros, fotografia e bordado. Contato: [email protected] / Instagram: @obajuliana
Artigo Anterior Boulevard Shopping Bauru doa máscaras ao SAMU apoiando o combate ao coronavírus
Próximo artigo Portal de finanças bauruense oferece curso online gratuito sobre proteção patrimonial

Posts Recentes

  • Para mulheres: confira como aproveitar a academia do Sesi Bauru de forma gratuita no Outubro Rosa
  • Jantar no Terrazzo reúne chef premiado pelo Guia Michelin e chef de restaurante de Erick Jacquin
  • 2ª Feijoada em prol da ABCC no Biruta Bar
  • Plantio de pomar em comemoração aos 60 anos da Jalovi com Fruto Urbano
  • Dia do Médico: como a segurança jurídica auxilia na rotina dos profissionais da saúde
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?