Você já parou para pensar que detalhes, que podem parecer mínimos neste momento de pandemia, como lavar as mãos com água e sabão e poder isolar-se em casa, podem ser um privilégio? 

Para se ter uma ideia, de acordo com dados de 2018 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, são quase 35 milhões de brasileiros sem  abastecimento de água tratada. 

O número é surpreendente, no entanto, um outro dado também conta: são quase sete milhões de brasileiros que sequer possuem moradia! Sendo assim, ainda que as medidas de prevenção à COVID-19 possam parecer simples, para muitos é praticamente impossível adotá-las. 

Felizmente, têm surgido iniciativas em Bauru para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre elas, o projeto “Lave as mãos ‘comVIDA’”, idealizado pela empresária e terapeuta, Silvia Jacob, em parceria com os empresários André Cordova e Julia Xavier. 

A iniciativa surgiu de uma premissa simples: a importância e necessidade de ajudar o próximo.

A discussão sobre o assunto começou em um dos grupos de terapia de constelação familiar de Silvia. Logo eles se mobilizaram para estruturar um projeto e ajudar bauruenses em situação de rua com doações de material de limpeza e higiene pessoal.

Como ajudar? 

Sendo assim, o grupo está recebendo detergente, sabonete e garrafa pet, que irão compor um kit a ser entregue para cada pessoa. A escolha dos itens surgiu da necessidade de viabilizar uma forma deles também terem a possibilidade de manter suas mãos higienizadas. 

Saiba como ajudar projeto que arrecada doações para bauruenses prevenirem a COVID-19

“O sabonete e detergente é para lavarem as mãos e garrafa pet é para armazenar a água. Nós sabemos que não temos torneiras disponíveis nas ruas e calçadas”, explica a empresária idealizadora da ação. 

Em meio à urgência das doações, o grupo ainda tem uma preocupação considerável com o meio ambiente. Silvia comenta que após a entrega dos kits, os favorecidos serão orientados sobre o descarte das garrafas pet. 

Parte das doações serão entregues diretamente aos beneficiados e também direcionadas a instituições que atendem pessoas em situação de rua.

“A Catedral tem um projeto no qual fazem almoço para moradores de rua [e entregam] no sábado. Eu também arrecadei alimentos para esse projeto. Então, eu vou lá para poder entregar um pouco para eles, mas boa parte dos produtos vamos entregar no corpo a corpo na rua”, comenta Silvia. 

Assim, nesta sexta (03) ocorre a montagem dos kits para a primeira entrega, que acontecerá neste sábado (04). No entanto, ainda dá tempo de participar, já que a iniciativa ainda estará arrecadando doações durante a semana que vem, para a segunda entrega, que ocorrerá no dia 11 de abril. 

Ainda, para facilitar a vida dos interessados em doar, Silvia disponibiliza-se para buscar os itens. Para quem tiver a possibilidade de sair de casa, as doações também podem ser entregues na ACIB, que fica localizada na R. Bandeirantes, 8-78 – Centro.

Ajudando o próximo 

O projeto “Lave as mãos ‘comVIDA’” tem o objetivo de arrecadar dois mil sabonetes, mil detergentes e mil garrafas. Até a última quarta (1º), os participantes já contabilizavam 260 detergente e 618 sabonetes doados.

Saiba como ajudar projeto que arrecada doações para bauruenses prevenirem a COVID-19

Dessa forma, a ajuda dos bauruenses é necessária para alcançar a meta. “Nós estamos vivendo um momento no qual estamos revendo nossos valores e é preciso ajudar, ter um olhar de amorosidade para essas pessoas que estão na rua sem orientação. Eles não têm onde ver tv, não têm Facebook, nem Instagram para se informar”, ressalta Silvia. 

Neste momento, uma garrafa pet já usada, um detergente ou sabonete, ainda que baratinhos, podem fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas! 

Serviço 

Projeto “Lave as mãos ‘comVIDA’”
Data: doações até 10 de abril
Local: ACIB (R. Bandeirantes, 8-78 – Centro)
Telefone: (14) 98110-4444 (Silvia – para retirada de doações)

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Hospital arrecada armações de óculos para doar a instituições de Bauru

Se você tem algum óculos sobrando por aí, agora, pode dar um destino preferível ao lixo! O…