Entre seus significados, fuzuê quer dizer folia coletiva, animada por música, dança e alegria. Sendo assim, não haveria nome melhor para o festival dos artistas independentes da região de Bauru. Mesmo afastados por conta da pandemia do novo coronavírus, eles se encontram virtualmente e fazem da internet o palco do Festival Fuzuê.
Segundo Carol Guerra, uma das organizadoras do evento, o objetivo é promover a cultura independente. Além de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A ideia surgiu com a vontade de movimentar a cultura na cidade e fortalecer a cena independente, pois queríamos ajudar as pessoas. Tanto os artistas, dando visibilidade ao trabalho deles, quanto as pessoas que necessitam de doações”, afirma.
1° Festival Online Multicultural da cidade
Jah Nilo (Foto: Daniel Lopes/ Negguz Produções)
O Fuzuê acontece pelo Instagram @fuzue014, onde o público pode acompanhar conteúdos diários. São vídeos de oficinas, intervenções, performances artísticas e lives. Com o início no dia 27 de abril, o festival já conta diversas publicações, tais como:
- Oficina de Horta Urbana com Matheus Anastácio;
- Texto em homenagem aos artistas independentes, escrito pelo Gael Gramaccio;
- Rima com JS Subverbal;
- Poesia com a Poexistindomarginal;
- Reggae com Big Jah;
- Oficina de Tie Dye com a Ju Bonadio;
- Tutorial de turbante com a Greice.
Durante o último final de semana (2 e 3 de maio), o Fuzuê contou com uma série de shows em formato de lives. O line up contou com Yastana + Bag MC + Shadow Vandal, David MC, Estrofe MC, Dom Black, Phedra e Deno, Dj Ding, Dj Disconect, Tres4, Jah Nilo, Lizzie, Cátia Machado e Nél Marques, Dj Rato e Dj ljota.
Quem não conseguiu acompanhar, pode ficar tranquilo, pois novas lives serão divulgadas em breve. O Festival Fuzuê ainda conta com uma diversidade de estilo de artistas que trabalham de forma independente. Embora a maioria seja de Bauru, o evento abrange talentos de toda a região 014.
Cultura e solidariedade
Por fim, além de curtir muita arte e cultura, os bauruenses ainda podem ajudar o festival a arrecadar fundos e doações. Os interessados podem doar agasalhos, produtos de limpeza, higiene e alimentos não perecíveis na Tabacaria Fumacê (Av. Rodrigues Alves 14-81).
Quem quiser ajudar com doações em dinheiro, pode acessar o link: https://bit.ly/2YC4Vgo. Todas as arrecadações serão revertidas para famílias em situação de extrema urgência na cidade e na região.
“Diante desse triste episódio que estamos vivendo, enquanto não pudermos dançar juntos, ficamos apenas no virtual. Mas tudo é possível! Futuramente, transformar o Fuzuê em algo físico é um dos nossos sonhos! Porém somos artistas independentes e para que isso seja colocado em prática precisamos de parceiros dispostos a nos ajudar!”, destaca Carol.
Festival Fuzuê
Para acontecer, o festival conta com a organização de Carol Guerra, Mari Lacava, Matheus Anastácio, Jah Nilo Red Skywalker, Tiago Rosa e Isabela Morales (direção artística). A designer responsável pela identidade visual do evento é Laura Schiavinato, em realização junto com Mateus Nardini através da nblu Neptune.
Ademais, o Fuzuê ainda tem parceiros como: Na base produções, Nblu Neptune, Tabacaria Fumacê, Lili Azevedo com o Coletivo Filhos da Terra, SubVersoSlam, Jornal Dois e Tres4. Além do apoio de Matheus Conti, que produziu o cartaz com o line up.