Se no ano passado os restaurantes bauruenses estavam lotados em 12 de junho, neste ano, o Dia dos Namorados vai ser bem diferente. Por conta da pandemia, a data será comemorada em casa, mas mesmo assim ela pode ser surpreendente. Para isso, vale a pena apostar em um cardápio especial para a noite e curtir o momento de preparar uma refeição a dois.

Por isso, conversamos com uma especialista quando o assunto é jantar. Denise Bologna, chef e restaurateur do Grão 3, pensou em um menu completo para preparar no Dia dos Namorados. Segundo ela, mesmo quem nunca cozinhou vai se sair bem na tarefa. “Como meu lema é ‘complicar pra quê?’, quis passar um cardápio de preparo fácil, porém que fizesse bonito, aponta Denise.

Portanto, a preparação completa do jantar leva em torno de 1h30 e pode ser finalizado próximo ao momento de servir. Lembrando que o ideal é ir limpando conforme for preparando a refeição, assim a sujeira não acumula no final. Então aproveita que a semana mais romântica do ano está começando e já vai se preparando para sexta-feira!

Menu Dia dos Namorados

 

A chef ainda indica os vinhos da uva Grenache ou Syrah como uma boa harmonização para acompanhar o jantar. Sem mais delongas, vamos ao passo a passo das receitas. Ah, e ao final da matéria você encontra uma lista com todos os ingredientes necessários para ajudar na ida ao mercado.

Passo a passo

  • Entrada

Tire o talo dos aspargos e cozinhe em água com sal por três minutos. Depois coloque os aspargos cozidos em água com gelo. Enrole o parma e o queijo gorgonzola conforme mostrado abaixo:

Coloque em uma assadeira e leve ao forno para assar por dez minutos a 200°C. Enquanto isso, mergulhe a cebolinha em água fervendo e use-a para amarrar os aspargos na montagem do prato. O molho leva a mistura de mel e limão siciliano à gosto.

Amarre os aspargos com a cebolinha e regue com o molho. Uma dica é servir acompanhado de mussarela de búfala e rúcula.

  • Prato principal

Cozinhe três batatas descascadas e picadas com duas folhas de louro e uma colher de chá de sal grosso. Depois de cozidas, escorra as batatas e misture 150g de queijo emmenthal ralado e 80g de creme de leite fresco. Amasse tudo e adicione um dente de alho triturado e reserve.

Separadamente, refogue, no azeite, o cogumelo shimeji desfiado e, em outra frigideira, sele uma porção e filé mignon temperado com sal e pimenta.

Corte ao meio uma massa folhada, já descongelada, e abra. Espalhe o cogumelo, coloque o filé e adicione uma quantidade generosa de mostarda com mel. Embrulhe o recheio com a massa folhada, não é necessário fechar as laterais.

Mistura a gema de um ovo e pincele sobre a massa. Leve ao forno a 200°C por dez minutos, caso queira a carne mal passada. Quem prefere o filé ao ponto, espere 13 minutos ou 15 minutos para um filé bem passado.

Sirva a massa folhada recheada com o molho e as batatas amassadas.

  • Sobremesa

Por fim, para a sobremesa, coloque 100g de farinha, 50g de manteiga, 20g de açúcar e uma gema de ovo em uma tigela. Amasse a mistura até ficar homogênea. Abra a massa resultante sobre o papel manteiga com um rolo. Coloque em uma assadeira e leve ao forno 200°C para assar por dez minutos. Retire do forno, espere esfriar e quebre grosseiramente.

Corte o pêssego ao meio e retire o caroço. Grelhe as duas metades em uma frigideira com manteiga até dourar. Adicione conhaque e flambe.

Retire o pêssego e, na mesma frigideira, adicione duas colheres de açúcar cristal. Espere dissolver e acrescente uma xícara (café) de água e engrosse.

Bata uma xícara (chá) de creme de leite até virar chantilly. Depois, misture delicadamente meio copo de iogurte com mel. Arrume o pêssego em um prato fundo e regue com a calda. Por fim, coloque o creme batido em cima e as massas ao lado.

Voilà, agora é só aproveitar!

Ingredientes que você vai precisar

– 400g de aspargos
– 30g de queijo gorgonzola
– 150g de presunto de parma
– 2 colheres de sopa de mel
– 1 colher de suco de limão siciliano
– 3 batatas médias
– 2 folhas de louro
– 1 colher de chá de sal grosso
– 1 dente de alho triturado
– 100ml de creme de leite fresco
– 200g de shimeji
– 1 colher de sopa de azeite
– filé mignon (entre 200g e 250g para cada pessoa)
– meia dose de conhaque
– massa folhada (meia massa para cada filé)
– 1 colher de sopa mostarda dijon
– 2 pêssegos frescos
– 100g de farinha
– 50g de manteiga
– 20g de açúcar
– 2 colheres de açúcar cristal
– 1/2 copo de iogurte com mel
– 2 ovos

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Gastronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Quinta Bier inaugura na avenida Castelo Branco como alternativa de bar e restaurante

A avenida Castelo Branco ganhou, recentemente, uma nova opção de gastronomia e lazer. Desd…