Quem faz doações para entidades e projetos sociais tem direito a descontos no imposto de renda. O problema é que muitas vezes pedir essa redução no valor pode ser confuso, principalmente porque nem todas as iniciativas sociais estão aptas a garantir abatimentos. 

Ou seja, nem toda doação vale desconto no imposto de renda. O projeto precisa ser aprovado pelo poder público para possibilitar a dedução. 

Por isso, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), desde dezembro, entrou na plataforma Abrace Uma Causa, uma plataforma digital que facilita esse processo para reduzir o imposto de renda. Primeiro porque esse programa mostra apenas os projetos aprovados pela Secretaria de Esporte do Governo Federal para receber recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Atualmente, a entidade de Bauru tem cinco projetos qualificados e inscritos no site do Abrace uma Causa: polo aquático, natação, natação paralímpica e atletismo, além do projeto Júlio Delamare no Rio de Janeiro.

Além disso, a plataforma também mostra quanto será o desconto do IR. Por meio de um simulador, é possível calcular o valor do abatimento, comparando a doação com o imposto pago no último ano.

Por fim, o Abrace Uma Causa também entrega um documento pronto para anexar na plataforma de declaração do Imposto de Renda. 

Pessoas físicas e jurídicas

Caso a doação seja feita até o dia 26 de dezembro do ano anterior, ela vale para a declaração seguinte. Depois dessa data, o abatimento vem apenas na outra declaração. Ou seja, as contribuições feitas até o último mês do ano em 2021 vão deixar o IR de 2022 mais barato. 

Pessoas físicas podem descontar 6% do imposto devido, desde que usem o modelo completo de declaração. Para pessoas jurídicas com lucro real, o desconto do IR é de 1%. Para as de lucro presumido, arbitrado ou Simples, não há desconto.

Quem não paga imposto de renda, também pode doar ao projeto da ABDA pela plataforma, com boleto ou cartão.

Segundo o delegado da Receita Federal em Bauru, Luiz Carlos Anézio, o potencial da cidade para captação de doações é superior a R$ 20 milhões. “É uma maneira de o contribuinte deixar o dinheiro do Imposto de Renda, que iria para a União, aqui na nossa comunidade”, comenta.

Como fazer as doações

Para fazer uma doação, a pessoa precisa acessar a página da ABDA na plataforma Abrace Uma Causa. Lá, ele encontra um passo a passo, inclusive com simulador para saber qual o valor ele pode abater do imposto de renda.

O primeiro passo é escolher um dos cinco projetos da associação bauruense aptos a receber recursos. “O doador pode ficar à vontade para escolher o projeto com o qual ele se identifique mais e deseja ajudar”, comenta Sheila Junqueira, assessora de comunicação da ABDA. 

Já na plataforma, basta clicar em “Total do Imposto Devido” na declaração do ano passado e calcular os descontos. Depois, com o valor definido, o pagamento pode ser feito com boleto ou cartão de crédito. 

Resumidamente, os passos para doação são: 

  1. Acesse a página de campanha – https://abdair.abraceumacausa.com.br/
  2. Escolha um dos cinco projetos aptos a receber recursos 
  3. Simule seu potencial de abatimento do imposto de renda
  4. Faça seu login ou realize um cadastro
  5. Escolha o meio de pagamento (boleto ou cartão) e finalize a doação
  6. Em 2022, você receberá todos os documentos para declarar sua doação em seu Imposto de Renda

Conheça a associação

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) é uma entidade com sede em Bauru, além de um ação no Rio de Janeiro. O projeto atua com crianças e adolescentes em atividades esportivas de natação e atletismo. Hoje, atende mais de 7 mil crianças, sendo 5,5 mil em Bauru e 1,6 mil no Rio de Janeiro. 

Certificada para receber recursos pela Lei do Incentivo ao Esporte, o que garante o abatimento do imposto de renda, a associação usa as doações para manter a formação dos jovens atletas, além de manter a estrutura física que é usada por atletas de todas as idades.  

As doações contribuem para manter ativos os projetos esportivos de alto rendimento da ABDA. Ao manter esses projetos, além de formar atletas de alto nível, a ABDA também ajuda na formação dos pequenos cidadãos de nossa sociedade, pois toda a estrutura da ABDA é utilizada tanto pelos atletas de alto rendimento quanto pelas crianças da base”, finaliza Junqueira.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…