Começa hoje (6) a edição comemorativa dos dez anos do Festival Internacional “Boneco Gira Boneco”, que será realizada em formato online até o dia 15 de maio. O evento contará com transmissões diárias gratuitas em horários diversos, reunindo companhias de cinco estados brasileiros e de mais três países da América Latina. Os espetáculos são para adultos e crianças e conta com oficinas e debates, além do lançamento de um livro.

A organizadora do evento, Mariza Basso, destaca o caráter interativo do Festival: “a linguagem e técnica das apresentações podem variar de acordo com cada localidade, mas a ideia é fazer uma transmissão, com bate-papo ao final, para interagir com o público, tirar dúvidas e ouvir comentários”, diz a artista e produtora bauruense.

Abertura

A abertura do Festival será feita pelo escritor, cineasta, diretor e ator argentino Sergio Mercurio. O artista é um dos grandes nomes do teatro de animação na Argentina e já é conhecido do público brasileiro, se considera autodidata e multidisciplinar. Desde 1992 ele cria bonecos e realiza espetáculos dedicados a jovens e adultos.

O espetáculo “Viejos de mi…” será transmitido a partir das 20h pelo canal do Youtube. A peça tem uma hora de duração, legendas em português, e aborda a amizade entre Juanito e Juárez, que mantêm uma relação que passa por confronto, ternura, empatia e, finalmente, o amor. Enquanto o primeiro começa a perder a memória, o segundo faz de tudo para não perder o colega. A partir dessa situação, Juárez tem a ideia de desenhar suas memórias e esperanças.

Programação

A programação dos dez dias do Festival inclui transmissão das cenas curtas, seguida de live e bate-papo com as companhias, realização de três oficinas e lançamento do livro “A História de Willians”, de Guilherme Peixoto.

Entre os espetáculos, releituras de clássicos da literatura como o ‘Pequeno Príncipe’ e a ‘Cigarra e a Formiga’ são diversão garantida para crianças e adultos. A literatura de cordel vem com ‘O Mistério da Flor’, da Cia Dramas e Folias, de Bauru, que funde atores e bonecos.

Em ‘Conversa de Casulo’, o público vai poder conferir experimentos curiosos e inventos de Luciano Wieser, da Cia De Pernas Pro Ar, onde se manifesta o teatro máquina: construção de engenhocas; instrumentos musicais inusitados, bonecos/máquinas autômatos robotizadas e maquinarias de cena improváveis.

Onde assistir

A programação completa do evento, assim como os links de cada espetáculo estão disponíveis na página do Festival e também nos canais de mídias sociais.

Por ser um evento online, as transmissões são abertas ao público. Entretanto, nesta edição, o festival conta com a parceria das Secretarias de Cultura de Marília, Ribeirão Preto, Garça, Bertioga e Matão. Portanto, quando a transmissão for direcionada a estas cidades, será necessário garantir o ingresso virtual.

Serviço
Festival Internacional “Boneco Gira Boneco”
Data: de 06 a 15 de maio de 2021, em horários diversos
Transmissão: via Youtube
Site: www.marizabasso.com.br/boneco-gira-boneco
Facebook: /festivalgiraboneco

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…