A partir desta segunda-feira (21), os bauruenses poderão aproveitar o Feirão de Doação e Troca de Sementes. A ação é organizada pelo Projeto Cemeia em parceria com as secretarias de Agricultura e Educação.

O Feirão irá disponibilizar mais de 20 variedades de sementes da agricultura, tais como: plantas rasteiras, trepadeiras, arbóreas. Entre as opções estão maracujá, manjericão, bucha vegetal, acerola, feijão guandú, graviola, algodão, feijão orelha de padre, crotalária, vinagreira, espinafre, abóbora, entre outras.

Fotos: divulgação/ Guilherme Oliveira

De acordo com o coordenador do Projeto Cemeia, Guto Camargo, “o objetivo deste Feirão é incentivar a promoção da agricultura urbana, facilitando o acesso a algumas sementes, exemplos do feijão guandu, orelha de padre, vinagreira, que são pouco comuns em estabelecimentos de produtos agropecuários”.

Cada pessoa poderá levar até três sachês com diferentes variedades de sementes. Quem quiser uma quantia maior de sachês com sementes deverá trocá-los por, pelo menos, um litro de leite longa vida, vasos de plantas caseiros, de supermercados ou mesmo por outras sementes que tenham em casa.

Fotos: divulgação/ Guilherme Oliveira

De acordo com os organizadores, o local amplo, arejado e com acesso controlado de pessoas garante o distanciamento social. O Feirão seguirá até terminar o ‘estoque’.

Sobre o Projeto Cemeia

O Projeto Cemeia (Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana) faz parte do Programa Agricultura Urbana e é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com as Secretarias de Educação e Administração. A aposta do Projeto é trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato.

Fotos: divulgação/ Guilherme Oliveira

O Projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.

Além de demonstrar e aproximar as pessoas do processo produtivo do alimento orgânico, o Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.

Serviço
Feirão de Doação e Troca de Sementes
Data: a partir do dia 21 de junho, das 08h às 15h
Local: Almoxarifado Central da Prefeitura (av. Rodrigues Alves esquina com avenida Hélio Pólice)

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…