A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (ASCAM) iniciou uma campanha de educação ambiental. O intuito é sensibilizar a população acerca do descarte consciente de resíduos sólidos urbanos recicláveis e reutilizáveis.

A ação foi pensada como forma de promover um aumento na geração de renda dos catadores e abastecer o Programa Reuse e o Projeto Crisálida. As duas iniciativas socioambientais de reaproveitamento visam devolver à cadeia produtiva materiais que ainda não esgotaram sua vida útil, tais como móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, peças de roupa e tecido.

Foto: Vinicius Bonafé

“Nós precisamos ajudar as cooperativas e os catadores a sobreviver. Estamos prestando um serviço de limpeza pública para comunidade, e precisamos de material para trabalhar e continuar com os nossos projetos. O Reuse e o Crisálida são criativos e inovadores. Além de ajudarem a dar uma nova utilidade para materiais que seriam destinados ao aterro sanitário”, diz Gisele Moretti, presidente da Associação.

De acordo com levantamento socioeconômico feito pela ASCAM, 95% dos catadores possuem a reciclagem como única fonte de renda. Em grande maioria, são mulheres e chefes de família. Eles também auxiliam na manutenção do Programa Reuse, que já reutilizou 1.947 itens desde novembro de 2020, e do Projeto Crisálida, que teve início em abril deste ano e já recebeu mais de cinco mil peças de roupa.

Descarte da reciclagem

Para receber os descartes, a Associação criou um Ponto de Entrega Voluntária em sua sede administrativa, localizada na Rua Rafael Pereira Martini, 13-07, Parque Júlio Nóbrega.

Foto: Vinicius Bonafé

As informações são da Assessoria de Comunicação da ASCAM.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Alameda Hall recebe evento sobre investimentos em energia no dia 15

No próximo dia 15, a partir das 18h, ocorre a 2ª edição do Solar Tecno Experience, evento …