Correr os 42 km em uma maratona é um desafio, por isso é preciso uma longa preparação durante o ano. Para o professor Danilo Brandt, nesse sentido, o vestibular é como uma maratona. “É uma preparação que começa em fevereiro para um exame no fim do ano”, diz ele, identificando como os ‘treinos’, a evolução no ano e a criação de metas são importantes nas duas provas.

Brandt é o novo coordenador do Cursinho Pré-vestibular do Colégio Esquema Único em Bauru e pensa nessa analogia para a proposta da instituição, especialmente no planejamento durante o ano.

Novo coordenador do cursinho pré-vestibular

Portanto, mais do que a quantidade, Danilo enfatiza o como estudar. Ao invés de exagerar na carga horária, que pode desgastar o aluno no meio desse processo, o cursinho cria um cronograma para organizar conteúdos, exercícios, revisões e simulados.

“Com isso, conseguimos colocar em prática a diferença entre estudante e espectador”, o coordenador explica. “Quando você ouve o professor, você pode até entender o que ele está falando. É um espectador. Mas para ser um estudante de verdade e realmente compreender o assunto, é preciso otimizar a concentração”.

É uma proposta baseada em técnicas encontradas pelo Danilo em estudos sobre assuntos como neurociência, inteligência emocional e positividade. Cada ponto da metodologia do cursinho é justificada em pesquisas acadêmicas analisadas pelo coordenador.

Novo coordenador do cursinho pré-vestibular

O objetivo é transformar o estudante em um vestibulando de alta performance. “Vamos criar e revisar periodicamente um programa de estudos, utilizar técnicas modernas de aprendizagem e oferecer apoio de coordenação e professores para ele estudar a matéria no tempo correto”, conclui Danilo.

“Treinos” para o estudante

Assim como na maratona, para o vestibular a preparação também exige treinamento especializado. Para isso, o cursinho utiliza diferentes ferramentas educativas, como o PRD, sigla para Peso, Recorrência e Dificuldade.

Novo coordenador do cursinho pré-vestibular

Como explica o coordenador, é uma forma de direcionar os estudos. “É surreal achar que dá para estudar todos os assuntos pedidos em um vestibular”, enfatiza Danilo, pois cada instituição (como Enem, Fuvest e Unicamp) costuma fazer o exame de um jeito. Dessa forma, é preciso saber o Peso, a Recorrência e a Dificuldade dos assuntos, dependendo do vestibular.

Somado a isso, o cursinho usa o Bernoulli, sistema de ensino com ferramentas criadas pensando nos vestibulares, como apostilas, material didático interativo, aplicativo para smartphone e portal Meu Bernoulli.

Por fim, a preparação inclui a realização de simulados acompanhados de explicações dos professores em cada questão e correção seguindo os parâmetros dos vestibulares, como o TRI, sistema usado pelo Inep para corrigir o Enem. Após esses testes, os resultados são metrificados e usados para criar um mapa de rendimento do estudante.

Além disso, a coordenação analisa os erros dos alunos nos simulados a partir de quatro fatores: conteúdo, tempo, atenção ou controle emocional. Segundo Danilo, sabendo o motivo do erro, facilita o ajuste para o dia da prova.

Colégio Esquema Único

Como parte do colégio Esquema Único, o Cursinho Pré-vestibular em Bauru integra a metodologia da instituição, que também possui unidades em Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Primeiramente, a proposta do vestibular como projeto de vida, com um processo escolar que contempla a formação do ser humano e envolve a aprendizagem, as escolhas da vida e a socialização, além da preparação para a prova.

“Nesse sentido, o vestibular é uma forma de incentivar o aluno a estudar e mostrar como é bom o conhecimento. A prova é um propósito para os estudos”, comenta Danilo. “Portanto, discutir os cursos de graduação, determinar metas e orientar até o vestibular fazem parte do processo de educação do aluno”.

Para ajudar nessa trajetória, o apoio socioemocional também faz parte das ferramentas do colégio.

Além disso, o cursinho usa a mesma estrutura física, abrangendo as salas de aula, o departamento de vestibular, a área para monitoria (com professores para tirar dúvidas), salas de estudo e áreas para relaxar. “Então, se o aluno quiser passar o dia na escola, temos espaço para recebê-lo”, garante Danilo.

Concurso de bolsas

As matrículas do Cursinho Pré-vestibular do Colégio Esquema Único estão abertas. As aulas estão disponíveis nos turnos vespertino e noturno.

Quem estiver interessado, pode aproveitar também o concurso de bolsas do cursinho para garantir descontos de até 100%. Serão provas com quatro horas de duração, realizadas nos dias 22/1 (9h às 13h) e 26/1 (18h30 às 22h30). O valor da bolsa depende do desempenho do aluno na prova.

As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 25 de janeiro e devem ser feitas pelo site do Colégio Esquema Único.

Professor há 22 anos

Danilo começou a dar aula aos 18 anos, pouco depois de entrar no curso de Química no Unisagrado, quando foi chamado para ser professor em um cursinho.

Dois anos depois, ele entrou na rede do colégio Esquema Único para dar aulas no cursinho. Nesse período, ele lembra de uma decepção em 2015 que o incentivou a estudar mais. Um aluno de Marília, “ótimo de conteúdo e que brilhava nos simulados”, como ele relata, não passou no vestibular.

Novo coordenador do cursinho pré-vestibular

“Eu falei com o Fernando [dono do colégio] e disse que estava frustrado com aquilo. Minha profissão é ajudar os alunos a entrar na faculdade e, se eu não consigo, fico desiludido”, comenta o professor, relembrando o conselho do chefe: buscar conhecimento.

Foi quando Danilo começou a estudar as ferramentas modernas de aprendizagem. Agora, já pensa na oportunidade de ampliar o uso das técnicas, após assumir pela primeira vez a função de coordenador.

“O Fernando percebeu a eficiência dessas ferramentas com alguns dos meus alunos nesses seis anos”, comenta Danilo, explicando como a ideia de agregar essas ferramentas é mostrar o cuidado com os alunos. “A nossa maior alegria é a gratidão dos alunos. Quando ele vem festejar conosco ou volta depois de anos para agradecer, sentimos o nosso impacto positivo na vida dele”.

publieditorial

Serviço
Cursinho Pré-Vestibular | Colégio Esquema Único
Endereço: R. Rio Branco, 28-18
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 19h. Sábados, das 9h às 12h.
Contato: (14) 3226-2333 | (14) 3226-2080
Site: www.esquemaunico.com.br
Instagram: @esquemavestibulares | @esquemaunicobauru
Facebook:/esquemaunicobauru

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…