Nesta quinta-feira (20), a equipe do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru ligou um sinal de alerta por conta da queda de 50% no comparecimento de doadores de sangue. No cenário ideal, a unidade recebe por dia, em média, 60 doadores. Durante a pandemia de Covid-19, as campanhas de busca ativa realizadas pelo Hemonúcleo conseguiram manter uma média de 50 doadores por dia. Na semana passada esse número caiu em 40% e nesta semana a queda chegou a 50%.

Segundo Valéria Coltri, assistente social que trabalha há 26 anos no Hemonúcleo, nesse tempo todo, só viu queda tão acentuada no número de doadores no início da pandemia em 2020.

“Estamos preocupados porque as cirurgias não param, os pacientes que necessitam de uma bolsa de sangue não podem esperar. E se o número de doadores continuar caindo o reflexo em nosso estoque de sangue será drástico”, informa.

Por conta disso, a equipe do Hemonúcleo faz ligações rotineiras aos doadores e a principal justificativa que tem recebido é que estão gripados ou com Covid-19.

“Compreendemos a situação atual e fazemos um apelo para as pessoas que estão com a saúde em dia: venham doar sangue, pois há pacientes que dependem deste gesto”, pede Valéria.

A unidade segue todos os protocolos de segurança sanitária, com disponibilização de álcool em gel nos ambientes, uso obrigatório de máscara, cadeiras higienizadas antes e após cada doação e orientação para que seja mantido o distanciamento social no local.

Unidades atendidas pelo Hemonúcleo de Bauru

O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru atende instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Hospital de Base de Bauru, Maternidade Santa Isabel, Hospital Estadual de Bauru, Hospital Centrinho-USP, Hospital Lauro de Souza Lima, UPAS e Pronto Socorro Municipal.

Além disso, nove cidades da região também são abastecidas, dentre elas: Pederneiras, Agudos, Macatuba, Arealva, Pirajuí, Piratininga, Iacanga, Duartina e Lençóis Paulista.

Requisitos para doações de sangue

  • Ter idade a partir de 16 anos;
  • Ter peso igual ou superior a 50 kg;
  • Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Benefícios para quem é doador

Além da satisfação em ajudar pessoas que precisam, o doador fica em dia com a própria saúde. Isso ocorre porque antes da coleta é realizada uma série de exames para verificar se o cidadão está apto a doar o sangue.

Outro benefício é que trabalhadores de carteira assinada (CLT) podem deixar de comparecer ao serviço por um dia, sem o prejuízo no salário, a cada 12 meses, se comprovada a doação voluntária de sangue. O direito é assegurado pelo inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Social Bauru (@socialbauru)

Serviço

Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30
Endereço: Rua Monsenhor Claro, 8-88 Centro, Bauru-SP
Telefone: (14) 3231-4771

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…