Nunca foi tão importante doar sangue como agora. Por conta da pandemia, o estoque de bolsas de sangue do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (HBB) está com a capacidade 30% menor para abastecimento de hospitais da cidade e de outros oito municípios da região.

Essa carência se dá, principalmente, pelo medo das pessoas de se contaminarem pela Covid-19. No entanto, a instituição e os doadores regulares reforçam o cuidado e a segurança oferecidos no local.

Luiz Cláudio Borrasca, de 58 anos, é um dos bauruenses que têm colaborado mesmo em tempos de pandemia. Com tipo sanguíneo B negativo, considerado um dos mais raros, ele começou a doar há 20 anos e calcula que já fez cerca de 60 doações.

“Comecei a doar porque tive vontade de ajudar pessoas que necessitavam de sangue. Ao saber dessa necessidade por meio de reportagens, senti no coração a vontade de fazer essa doação e me sinto feliz só pelo fato de saber que estou ajudando alguém que nem mesmo conheço”, comenta.

Ele ainda acrescenta que com o sistema de agendamento tem sido tranquilo fazer a doação. Não há aglomeração, tem aferição de temperatura, janelas abertas, controle de pessoas e o devido distanciamento. Não é preciso ter medo”, justifica.

Junho Vermelho

A campanha Junho Vermelho é mais uma oportunidade de destacar a importância de manter os estoques abastecidos. A assistente social Valéria Coltri, do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru, entende que essas campanhas são fundamentais para fortalecer o trabalho de busca por doadores de sangue.

“A imprensa sempre tem ajudado nos momentos mais críticos e também durante esses meses em que a procura por doações já era menor mesmo antes da pandemia. Estamos com estoques críticos. Apenas o tipo O positivo está razoável”, comenta.

Diversas entidades de Bauru estão contribuindo neste momento em que, além da dificuldade da pandemia, os dias são mais frios e afastam possíveis doadores.

O agendamento de doações pode ser realizado pelo telefone: (14) 3231-4771, no horário de atendimento do Hemonúcleo, que continua recebendo doadores de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.

O que é preciso para doar sangue?

  • Ter idade a partir de 16 anos;
  • Ter peso igual ou superior a 50 kg;
  • Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

    Quais são as restrições na doação de sangue?

    Os doadores que tomaram a vacina Coronavac devem aguardar 48 horas após a aplicação de cada dose para doar sangue. Aqueles que tomarem outras vacinas como a Astrazeneca/Oxford, BioNTech, Janssen ou a Sputnik V devem aguardar sete dias. No caso de vacinação contra gripe/influenza, os doadores devem esperar 48 horas para fazer a doação de sangue.

    Quem não pode doar?

  • Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
  • Usuários de drogas;
  • Quem teve relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.

Serviço
Junho Vermelho – Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru
Contato/agendamento de doações: (14) 3231-4771
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30
Endereço: Rua Monsenhor Claro, 8-88 – Centro
Facebook: /hemhbb

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…