O projeto Vozes Periféricas na Literatura vai reunir, em uma coletânea, cerca de 20 escritores e escritoras e mais cinco artistas visuais, todos residentes nos bairros periféricos de Bauru. Os participantes serão selecionados por meio de um edital de chamamento. A proposta é valorizar a diversidade cultural, bem como ampliar o acesso aos meios de produção de livros e a circulação da arte produzida nos quatro cantos da cidade.

A iniciativa é da Editora Mireveja e do Instituto Indisce (Instituto Nacional de Desenvolvimento e Integração Social, Cultural e Educacional), e foi contemplada pelo PEC (Programa Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru-SP). A previsão é de que o livro seja lançado em julho de 2022.

O livro será organizado pela dupla de produtores culturais Carol Guerra e Tiago Rosa. Os dois estiveram à frente do Fuzuê 014, um evento que está em sua terceira edição e já envolveu mais de 300 artistas da região, de diversas linguagens, como música, artes cênicas, poesia e artes visuais.

Carol Guerra afirma que pretende divulgar a lista de selecionados ainda no mês de março. “É uma obra que deve valorizar a diversidade da escrita, incluindo autores experientes e iniciantes, bem como as expressões culturais e artísticas que estão presentes na periferia de Bauru, como o hip-hop e os saraus, como é o caso do Sarau do Viaduto, que já tem seu espaço consolidado na cidade”, destaca.

Tiago Rosa acrescenta que o projeto reflete uma cena muito forte que acontece fora do centro da cidade e que nem sempre é valorizada. “Temos nomes de destaque na música, por exemplo, que saíram daqui e ganharam reconhecimento nacional. É o caso do Coruja BC1 e de tantos outros. Faltava uma iniciativa que valorizasse a literatura produzida nas quebradas, e que isso virasse um livro”, diz Tiago.

Segundo o editor e responsável técnico do projeto, João Correia Filho, ​​o Vozes Periféricas na Literatura nasce num contexto em que, ainda hoje, os livros publicados no Brasil são escritos majoritariamente por homens brancos, heterossexuais, de classe média e moradores das grandes cidades – e boa parte de seus personagens e narradores apresentam o mesmo perfil. “A ideia é fazer com que mais autores e autoras das periferias publiquem seus textos em livro físico com a chancela de uma editora e, assim, sejam inseridos no mercado editorial, movimentando-o”, explica o editor.

As inscrições são gratuitas e vão de 14 de fevereiro a 14 de março de 2022. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos. Cada autor/autora poderá enviar até 3 textos para análise (podendo ter até 2 textos selecionados). O mesmo critério vale para os artistas visuais.

Sobre a Editora Mireveja

A Mireveja é uma editora bauruense e tem se dedicado a projetos coletivos e inclusivos, valorizando temas e autores da região. Em 2020, lançou a coletânea “O vazio não está nem quando é silêncio – Vozes Femininas na Literatura”, que reuniu 21 escritoras da cidade.

Em 2021, publicou “Palco de memória”, uma autobiografia do diretor Paulo Neves, que dedicou mais de 50 anos ao teatro, e o livro “Tempos de violência”, do historiador bauruense Edson Fernandes, que faz um resgate da história de Bauru a partir dos crimes e contravenções ocorridos na cidade entre 1903 e 1924.

Sobre os organizadores

Carolina Guerra é formada em Letras – Língua Portuguesa e cursa especialização em Produção Cultural. É professora de Língua Portuguesa desde 2013 e foi coordenadora e professora voluntária no cursinho popular Acesso Hip-Hop (2018/2019).

Tiago Rosa é arquiteto, artista visual, produtor cultural e oficineiro, com trabalhos em arte educação, cultura popular e ancestralidade. É arquiteto e urbanista pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com passagens pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e também foi aluno intercambista na Universidad Católica del Norte, em Antofagasta, Chile.

Serviço
Edital de chamamento “Vozes Periféricas na Literatura”
Inscrições para participar da coletânea: Formulário

Contato para entrevistas com os organizadores:

Contato com a editora:
Editora Mireveja
(14) 3245-6571 | (14) 99148-0190
[email protected]
www.editoramireveja.com

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…