Há exatamente um século, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, acontecia em São Paulo, um evento que entraria para história como um marco na produção artística e cultural brasileira: a Semana de Arte Moderna de 1922.

Com o objetivo de homenagear e relembrar esse momento marcante, a Pinacoteca da cidade promove a exposição gratuita “Da Semana de 22, ecos da vanguarda modernista brasileira em Bauru”. A mostra será realizada entre os dias 18 de fevereiro e 1° de abril, na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg (Av. Nações Unidas, 8-9).

A Semana de Arte Moderna de 1922

A chamada “Semana de 22” foi, em termos gerais, uma ação que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, com uma série de protestos artísticos contra a importação da arte europeia. Assim, propunha uma quebra de paradigmas pré-estabelecidos na produção da arte.

Valorizava-se não só uma estética própria, mas também a cultura e particularidades do Brasil. Foram apresentadas pintura, música, escultura, arquitetura, literatura e poesia; contando com a presença de figuras ilustres como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Heitor Villa-Lobos e Manuel Bandeira.

Exatamente um século depois, ainda conseguimos observar reflexos do modernismo nas produções artísticas contemporâneas. Portanto, evidenciando esses reflexos, a exposição “Da Semana de 22, ecos da vanguarda modernista brasileira em Bauru” toma forma.

A partir de uma curadoria feita no Acervo da Pinacoteca de Bauru, foram selecionadas obras de artistas bauruenses que conversam – esteticamente e tematicamente – com:

  • Impressionismo;
  • Expressionismo;
  • Cubismo;
  • Fauvismo;
  • Primitivismo;
  • Entre os movimentos das vanguardas modernistas.

A exposição também conta com fotografias do acervo do Museu Histórico de Bauru, que mostrarão as mudanças na arquitetura da cidade ao longo dos anos. A curadoria é de Regilene Sarzi, Pós-doutora em Artes, pelo Instituto de Artes da UNESP.

Serviço
Exposição “Da Semana de 22, ecos da vanguarda modernista brasileira em Bauru”
Data: de 18 de fevereiro e 1° de abril de 2022
Local: Galeria Municipal Angelina W. Messenberg (Av. Nações Unidas, 8-9, Centro)
Horário de funcionamento: Terças, quartas e sextas-feiras, das 9h às 17h / Quintas-feiras,  das 12h às 20h / Sábados (dias 19/2, 12/3 e 26/3), das 9h às 12h e das 13h às 18h
Entrada gratuita

Para mais informações e agendamento de grupos, entre em contato com a Pinacoteca pelo telefone (14) 3232-1552.





As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…