Não é de hoje que Bauru é repleta de artistas e obras de dar inveja às outras cidades. Desde 1980, a Pinacoteca Municipal de Bauru, atualmente localizada na Casa Ponce Paz, vem reunindo o Acervo Municipal de Artes Plásticas. Depois de tanto tempo, as obras permanecem intactas, mas a diferença é que agora elas irão passar por um processo que visa prolongar a vida útil. Assim, as próximas gerações de bauruenses terão a oportunidade de ter contato com bens culturais da nossa região.

Ao todo, 114 obras do acervo da Pinacoteca de Bauru passarão por procedimentos de restauração e conservação. A iniciativa se deu pela restauradora Adriana Vera Duarte que, encantada com o acervo, decidiu ir atrás de financiamentos para o projeto. “O acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru é formado por obras de excelente qualidade técnica, de artistas plásticos de destaque e para um Restaurador é muito satisfatório ter uma coleção desta qualidade em mãos”, conta Adriana. A aprovação no Programa de Ação Cultural (PROAC), pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apenas confirmou a importância e a qualidade do acervo.

Para a museóloga, Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa, a intenção é conseguir expor as obras de arte. “O nosso objetivo maior com esse trabalho é, após o processo de restauração, disponibilizar ao público esse acervo. A restauração das obras é uma ação de salvaguarda e visa prolongar o tempo de vida útil do bem cultural. Ao final do trabalho, as obras restauradas integrarão uma grande exposição comemorativa já que este ano a Pinacoteca Municipal completará 10 anos”, explica.

Restauração e conservação das obras da Pinacoteca

Com prazo de entrega final para junho deste ano, os trabalhos de restauração e conservação começam logo neste mês de fevereiro. Mas antes de iniciar, foi feito um estudo para a formação do acervo que passaria pelo processo. Sendo assim, ficou definido que as pinturas em tela da coleção Ponce Paz e outras de artistas como Maria Bonomi, Lairana e outros de relevância artística seriam restaurados.

Entre os procedimentos aplicados estão: desmontagem, higienização, limpeza química para retirar manchas e vernizes oxidados, reintegração da camada pictórica (pintura), tratamento dos suportes como remendos, suturas e preenchimentos, tratamento das molduras e envernização. Algumas obras passarão por reentelamento, procedimento de restauro que coloca uma nova tela no verso da obra, ou receberão novas molduras e chassis por estarem inadequados.

Durante os cinco meses, o cronograma de atividades do projeto contempla oficinas de conservação e “Ateliê Aberto”, para que o público consiga acompanhar as etapas do processo. Enquanto isso, a Pinacoteca Municipal de Bauru está aberta para visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Importância do projeto

Espaços que oferecem conhecimento cultural gratuito são importantes para que a arte e o conhecimento possam chegar à diversas pessoas. Por isso, projetos que visam manter vivas e em bom estado as obras de arte são importante para a cidade e para a região.

“O casarão que sedia a Pinacoteca abriga pinturas murais no seu interior de autoria dos irmãos Ponce Paz. Por este motivo o prédio está em processo de tombamento e desperta o interesse da população e turistas de outras regiões. Nesse sentido as restaurações só irão ratificar a relevância artística da instituição para o cenário cultural do município de Bauru e estado de São Paulo”, afirma Luiza.

Já para a restauradora, o trabalho é uma garantia para as futuras gerações. “Eu como Conservadora-Restauradora espero deixar essas obras em bom estado de conservação. Dessa forma, reverte as degradações apresentadas e garante que futuras gerações possam apreciá-las. Além disso, vamos tornar a atividade da Restauração mais acessível ao público através de atividades durante o período da restauração”, diz.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …