As medalhas de prata e bronze da 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT) foram conquistadas por estudantes do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” (CTI), da Unesp câmpus de Bauru. O evento contou com a participação de mais três mil alunos de escolas públicas e privadas de 15 estados do País.

A OBT, idealizada pelo Instituto Alpha Lumen de apoio ao talento (IAL) e do Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil), conta com apoio também o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e busca fomentar a inovação, educação e tecnologia entre os alunos dos ensinos médio e fundamental das escolas públicas e privadas do Brasil, aplicando matemática e tecnologia para trazer soluções que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.

Os três melhores colocados foram definidos após as duas primeiras fases da OBT destinadas à apresentação das propostas e à prototipagem de um aplicativo que possa solucionar o problema proposto, com base em um ou mais ODS.

Medalhas para Bauru

O segundo lugar nacional para instituições públicas foi da equipe CTI CONNECTECH que propôs o desenvolvimento de um aplicativo voltado para o “ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico”.

O objetivo do “SEYA” era conectar pessoas para encontrar colaboradores, incentivando a criação de pequenas empresas, tendo em vista os altos índices de desemprego devido à pandemia de Covid-19. Sob a orientação do professor André Bicudo, formavam a equipe André Luiz, Carlos Vitor e João Pedro.

Já a equipe string CTI = “Top 1” conquistou a medalha de bronze nacional com o aplicativo “I U V E N I S”, envolvendo os “ODs 03 Saúde e bem-estar, 04 Educação de Qualidade, 05 Igualdade de Gênero”. Os estudantes Amanda Tavares, João Momesso, Murilo Gonzales, Sara Brandão e Vinícius Rosa, com a orientação do professor Bicudo, propuseram o desenvolvimento de uma plataforma online que propõe ensinar e educar jovens e adultos sobre a importância da educação sexual e como aplicá-la no cotidiano, gerando conscientização sobre a temática às mais diversas faixas etárias.

As duas propostas do CTI foram colocadas em prática durante a etapa final da Olimpíada “Desafio APP” e da Escola Avançada de Tecnologia, em São José dos Campos, entre 18 a 22 de julho.

O app “I U V E N I S” venceu mais essa fase e conquistou o segundo lugar entre os aplicativos desenvolvidos pelos finalistas das escolas públicas.

A última etapa da OBT possibilita aos 10 finalistas de escolas públicas e privadas a participação em palestras, workshops, visitação aos institutos de pesquisas e também promovem a apresentação do aplicativo desenvolvido para a solução de um ou mais objetivos sustentáveis da ONU.

As equipes do Colégio Técnico de Bauru contaram com o apoio das empresas Paschoalotto Serviços, Nexum Tecnologia, Edata Tecnologia, eSAPIENS Tecnologia e MSTECH Tecnologia, além da direção do Colégio e da Faculdade de Engenharia de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Saúde mental das mães é foco de atividades gratuitas em Bauru neste domingo (5)

Neste domingo (5), Bauru receberá a Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna, a part…