Acaso. Foi assim que Luiz Henrique Gamonal Barros começou no ramo têxtil. O local? São Paulo, cidade em que o bauruense cresceu e, ainda jovem, passou por diversas confecções.

Dentre as experiências profissionais, uma lhe causou a mudança de carreira. Em uma pequena confecção independente, em que a vizinha costureira mantinha, Luiz era estoquista. Por lá, fazia a gestão do estoque, recebia mercadorias e, se alguém perguntasse, sabia informar onde estava cada produto.

Entretanto, o bauruense deixava o posto de lado quando as máquinas de costura passavam por problemas. A razão? Acompanhar de perto como era feita a manutenção por parte dos profissionais.

“O mecânico ia arrumar as máquinas e eu ficava de olho no que ele fazia. Assim eu aprendi a consertar máquinas de costura. Fui indo, indo e indo até chegar nisso aqui”, conta Luiz enquanto aponta a sua volta.

O “isso aqui” em questão é a Baurumaq, empresa especializada na venda de máquinas industriais de costura e assistência técnica de industriais e domésticas. O local, que hoje toma espaço na rua Marcondes Salgado, 10-28, em frente ao Boulevard Shopping, começou pelas mãos do mecânico há quase 30 anos, quando o mesmo percebeu a necessidade do mercado no Centro-Oeste Paulista.

Antiga sede da Baurumaq

De máquinas de costura industrial à assistência técnica

Desde o início, quando começou na rua Bandeirantes no Centro, a atuação da Baurumaq incluía a venda de diversos tipos de máquinas de costura e a assistência técnica, feita pelo próprio Luiz. Hoje em dia, ele ainda continua atuando nesse ramo. Porém, com o auxílio de uma equipe maior, também realiza o planejamento da linha de produção de confecções e treinamento das equipes que farão o manejo das máquinas.

Jaime Rezende e Rodrigo Matias

De Bauru a Minas Gerais ou São Félix do Xingu, no Pará, a empresa atende a pequenos, médios e grandes negócios. Luiz diz que foi pelo “boca a boca” que já chegou até o norte do país com os produtos daqui.

“A gente conta com todos os tipos de maquinário. Maquinário para bicho de pelúcia, maquinário de laser, plotter, automação… Enfim, a gente fez uma evolução aqui no mercado”, informa. “E sempre damos o treinamento para uso. Tenho uma cliente que veio do Pará, comprou a máquina, foi treinada aqui e depois levou o equipamento no avião”, lembra.

Os produtos que passam pelo trabalho da Baurumaq envolvem roupas, sapatos, brinquedos, sacarias e tapeçarias. Para isso, a empresa oferece máquinas tradicionais, de acabamentos e outras específicas para automatizar a linhas de produção.

Planejamento de produção têxtil e costura industrial com quem conhece na prática

Quando se trata da venda é preciso investigar a necessidade do cliente, independente do tipo de comércio. É o que conta Gustavo Tedesco, um dos responsáveis pelo comercial na Baurumaq. Por lá, antes de comercializar qualquer máquina ou fazer uma alteração nos setores das confecções, o profissional vai até o local para conhecer a demanda de perto.

Como exemplo, o representante cita o planejamento da linha de produção realizado na RS Têxtil, confecção de Agudos que produz vestimentas, como uniformes personalizados.

Gustavo Tedesco

“Na RS Têxtil, por exemplo, a gente fez o mapeamento do que ela estava passando no momento, com pontos positivos e negativos. Se havia falhas na produção, no corte, no produto acabado… Fizemos essa análise e apresentamos para o proprietário quais seriam as melhores mudanças para ele, para o processo produtivo e indicamos não só a máquina de costura, mas outras soluções, como de layouts do local”, apresenta Gustavo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Social Bauru (@socialbauru)

Ele diz isso por experiência própria. Durante 20 anos, Gustavo foi empresário do ramo de costura industrial. Ao lado da família, ele tocou uma confecção de roupas que, desde o início, teve como fornecedora a Baurumaq. Com a aposentadoria da mãe, Gustavo resolveu juntar-se à empresa de Luiz.

Segundo a dupla, o fato ocorreu de forma orgânica pois, além da parceria de anos, a longa experiência de Gustavo poderia auxiliar no processo de planejamento de outras confecções.

Credibilidade nos processos industriais

“Você já adquiriu uma camisa que abriu embaixo do braço ou calça de ginástica que rasgou durante o uso? Isso são falhas dos processos de produção”, afirma Luiz.

Segundo ele, hoje em dia, cada produto exige um equipamento diferente. Esse tipo de avanço tecnológico permite a produção de peças específicas para cada situação sem deixar de lado a durabilidade, resistência e etc.

Carina Cândido, proprietária ao lado de Luiz, afirma que o próprio SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Bauru contou com o apoio da Baurumaq para iniciar os cursos voltados à costura.

Carina Cândido

De acordo com ela, até hoje a empresa é consultada pela organização. Por lá, ainda realiza a manutenção dos equipamentos, além de ser convidada a promover eventos de inovação em conjunto.

Essas e outras experiências são vistas pela equipe da Baurumaq como sinônimo de credibilidade.

“Nessa área, desenvolvemos muito bem, desde maquinário e experiência a atendimentos. Inclusive, fomos até consultados pelo SEBRAE com cliente oculto e tudo. Eles analisam atendimento e processo e deu tudo certo”, finaliza.

Carina e Luiz recebem Prêmio de Destaque Empresarial que homenageia empresas que atuam com excelência no comércio de Bauru e região (Foto: reprodução/@tatuspublicidadeepesquisa)

Foto: arquivo pessoal

publieditorial

Serviço

Baurumaq
Endereço: Rua Marcondes Salgado, 10-28, Chácara das Flores
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 18h e sábado das 9h às 12h.
Telefone e WhatsApp: (14) 3879-1114
Instagram:@baurumaq

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Dona Baunilha, faculdade e inaugurações marcam o início de 2024 no Bauru Shopping

Perto de completar 35 anos, o Bauru Shopping confirma sua força com uma variedade de marca…