Na quadra 13 da rua Araújo Leite, há um espaço de amor e acolhimento. É assim que Mariana Lopes define a sua loja, a Dona Vento. O local oferece artigos religiosos usados na umbanda, candomblé e hinduísmo.

Lá, você encontra pulseiras, guias (colares), banhos de ervas, incensos, velas comuns e aromáticas, esculturas de orixás e deuses, cristais, e acessórios para entidades, tais como taças, chapéus e lenços.


As guias são usadas para trabalho dentro dos terreiros e também para proteção dos médiuns no dia a dia

Também é possível encomendar produtos personalizados, como no caso das pulseiras intuitivas. Mariana explica que encontrou nas pulseiras uma forma de expressar a sua fé sem ser incomodada pela intolerância religiosa.

“Eu trabalhei em um lugar aqui em Bauru que não podia usar guia. Aí comecei a entender a dificuldade das pessoas em usarem os seus acessórios religiosos onde elas quisessem, da forma que elas quisessem”, conta.

Segundo a proprietária, antes de produzir a pulseira, ela faz um estudo espiritual sobre a vida do cliente a partir do nome e data de nascimento, os acessórios da peça são escolhidos um por um. Portanto, cada objeto é feito exclusivamente para determinada pessoa.


Ao fundo, se vê imagens de orixás e entidades. Na mesa, algumas esculturas de entidades hindus

Um refúgio para corações aflitos

Como dito acima, para além de uma loja de artigos religiosos, a Dona Vento é um espaço de amor e acolhimento. Mariana oferece atendimentos com hora marcada. Esses atendimentos têm o objetivo de ajudar diferentes áreas da vida das pessoas de acordo com a necessidade de cada um. Há ainda aqueles que entram na loja apenas para conversar, por curiosidade ou por se sentirem atraídos pela beleza do local. Com isso, a empreendedora cultiva várias amizades e histórias singulares.

Dois exemplos de amizades são Anny Elizie e Simone Cunha. Embora não sigam nenhum culto de matriz africana, ambas são gratas por conhecerem o local e receberem a ajuda que precisavam.

Anny lembra que vivia com sintomas de depressão e sem nenhuma expectativa de vida. “Eu cheguei dando um exemplo que ia pegar alguma coisa, só que não era, não tinha nada para eu pegar. E aí a Mari veio, conversou comigo, me acolheu, me deu todas as palavras que precisava ouvir naquele momento, hoje vejo a Mari como minha mãe”, recorda Anny.

Já Simone foi parar na Dona Vento graças à irmã que pediu para ela ir até a loja. “Minha irmã chegou e disse que conheceu uma pessoa maravilhosa. Então fui conhecer a Mari, aí sentei e conversei. Eu ainda era mais reservada, mas depois não parei mais de vir [na loja] porque a gente consegue se abrir, ela abriu muito minha mente”, relata Simone.


Da esquerda para a direita, Simone, Mariana e Anny

E quem é a Dona Vento?

Por insistência do marido e pela necessidade de encontrar alguns artigos religiosos em Bauru, em novembro de 2021, a Dona Vento nasceu.

Quando surgiu a ideia de abrir a loja, Mariana não teve dúvidas de qual nome devia chamá-la.

“A Dona Vento é o nome da minha pomba gira. Foi a primeira entidade que eu recebi na minha vida, ela que cuida do meu caminho, ela é a voz de Deus que me sustenta, ela é acolhedora, acolhe outras pessoas e me ensina a ser exatamente como eu sou”, relata Mariana.


A tatuagem representa a pomba gira de Mariana, a Dona Vento

As pomba giras são entidades conhecidas por serem a versão feminina de Exu. São mulheres empoderadas, conselheiras, ensinam sobre amor próprio, liberdade e ajudam na evolução espiritual das pessoas. Devido à cultura machista, essas entidades são frequentemente associadas ao mal e à promiscuidade. No entanto, as pomba giras representam a essência feminina, orientam as mulheres a serem fortes e a enfrentarem os obstáculos com muita fé.

Por fim, ao ser perguntada sobre o preconceito que as pessoas têm com religiões afro, Mariana ressalta: “Existe muita falta de compreensão e entendimento. Então eu pediria para as pessoas que pesquisem mais sobre religiões afro. Para poderem entender a grandiosidade e a abrangência que elas tem e o que elas causam dentro do coração e das emoções de cada pessoa quando ela realmente precisa”.

publieditorial

Serviço
Dona Vento
Endereço: Rua Araújo Leite, 13-36 – Centro, Bauru-SP
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00. Aos sábados das 09h30 às 13h
Contato: (14) 99149-4774
Instagram: @dona_vento_
Site: www.donavento.com.br – envio para todo o Brasil
Entregas disponíveis em Bauru, Agudos e Piratininga

 

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Em campanha de Dia das Mães, Boulevard dá clutch da Arezzo juntando R$ 400 em compras

Até este domingo (12), quem juntar R$ 400 em compras no Boulevard Shopping, ganha uma Clut…