Cresce cada vez mais o número de pessoas que buscam por implantes dentários no Brasil. Só em 2019, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), foram comercializados 2,7 milhões de implantes no país.

O fato se deve aos inúmeros benefícios que a técnica agrega aos pacientes, que vão desde melhora na autoestima até a durabilidade do método e melhora da saúde bucal. Quem explica isso é o Dr. Carlos Eduardo Francischone Junior (CRO 72533), cirurgião-dentista, mestre e doutor especialista em implantes.

“Essa técnica veio para suprir a deficiência funcional que as dentaduras exercem, por isso, em um primeiro momento, devemos pensar no implante por conta de vários aspectos, como: melhora da fala, mastigação, deglutição e etc. Depois disso, vem a parte estética, que é uma realidade”, informa.

O que é um implante dentário?

Se há alguns anos reconstruir um sorriso era sinônimo do uso de dentaduras, hoje os implantes ajudam a mudar esse cenário. Como mencionado, ao contrário das próteses móveis que podem desencaixar ou cair, a técnica é fixa e consiste em um pino de titânio que substitui a raiz do dente. O pino é fixado, por meio de cirurgia, no maxilar.

Uma vez implantado, a osseointegração faz toda a mágica acontecer. Descoberto pelo médico ortopedista sueco Dr. Per-Ingvar Brånemark, o fenômeno ocorre quando há a cicatrização do osso sobre o implante de titânio.

Dr. Francischone Junior explica como pino de implante é fixado 

Com a cicatrização, o dentista fica responsável por encaixar no pino a prótese definitiva do dente, que pode ser feita de resina ou porcelana e definida de acordo com o padrão dentário de cada paciente.

Mitos e verdades sobre implante dentário

“O pessoal acha que há rejeição. Não existe rejeição para implante. Por quê? O implante é feito de titânio e ele é um material bioinerte, ou seja, compatível com a vida. O organismo entende que o titânio não é agressivo e não cria anticorpos contra o titânio. Ao invés do organismo expulsar o implante, ele vai lá e forma o osso ao redor dele”, afirma Dr. Francischone Junior sobre o processo de cicatrização e adesão da técnica por parte do corpo humano.

Ainda de acordo com o especialista, a técnica de implante dentário é rápida e não causa maiores dores e incômodos, tanto ao implantar quanto na pós-aplicação, indo na contramão do que pensa o senso comum. Além disso, no rol dos mitos e verdades, está a durabilidade.

Protótipo simulando implantes dentários inferiores

“A gente tem que deixar claro esses mitos de que o implante dói, incomoda ou cai. Tem pacientes que fizeram implante há mais de 30 anos aqui na clínica e está tudo certo. Às vezes, é preciso só trocar placa [prótese do dente]. É como se fosse comprar o celular e só trocar a capinha quando necessário”, diz.

Quem utiliza implante dentário hoje em dia?

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 39 milhões de pessoas usam algum tipo de prótese dentária. Nesse montante, uma em cada cinco têm entre 25 e 44 anos. Já quando se trata dos desdentados, as pesquisas apontam mais de 16 milhões de brasileiros.

As causas para a queda dos dentes são múltiplas. Elas envolvem, para além do envelhecimento, o estilo de vida, fatores genéticos, condições sociais e econômicas, hábitos alimentares e de higiene bucal.

Entretanto, a maior parte das pessoas atendidas na Francischone Odontologia, local em que o Dr. Francischone Junior continua o legado deixado pelo próprio pai, chega por lá por perdas decorrentes de acidentes, quebras e microfraturas.

“Hoje, dificilmente você perde o dente por cárie. Às vezes, você pode ter microfraturas ao longo do tempo e não percebe. Bebe água e bate o copo no dente. Não dá para perceber. Em outro dia, está brincando com uma criança e leva pancada. Quem nunca levou uma cabeçada de criança? Ou o movimento de alavanca, para comer milho ou maçã, que deve ser evitado. Essas coisas, eventualmente, fazem com que criemos microfraturas no esmalte do dente até que uma hora o quebre comendo um pão de leite”, explica.

O especialista afirma que idosos, adultos e jovens, que já tenham a formação completa da arcada óssea, podem aderir aos implantes dentários, desde que feitas as devidas análises.

Benefícios do implante dentário

Segurança, autoestima, qualidade de vida e conforto são alguns dos benefícios do implante dentário. Além deles, Dr. Francischone Junior cita:

  • regulação da arcada dentária, evitando questões estéticas e fisiológicas;
  • melhora da mastigação;
  • melhora de deglutição (processo de engolir o alimento);
  • facilita higienização dos dentes, que deve ser feita como os outros;
  • maior durabilidade da prótese;

O dentista diz isso com propriedade. Além dos anos de estudos e experiências na área de implantodontia, o local em que atende soma mais de 10 mil implantes dentários realizados com sucesso. “O sucesso do implante é a osseointegração”, afirma.

Ainda que não habitual, quando se trata da perda de implantes, os principais motivos abarcam: estresse, bruxismo, tabagismo, diabetes e hipertensão descontroladas.

Francischone Odontologia

Atualmente, o Dr. Carlos Eduardo Francischone Junior atende na clínica odontológica que leva o nome da família, a Francischone Odontologia.

Situada na esquina da rua Gustavo Maciel com a rua Padre João, no Altos da Cidade, a clínica tem mais de 50 anos de experiência no ramo com profissionais que atendem as seguintes áreas: implantodontia, ortodontia, periodontia, endodontia, odontopediatria, restaurações estéticas, harmonização orofacial, cirurgia e próteses em geral.

publieditorial

Serviço

Francischone Odontologia | CROSP-CL 16.687
Telefone: (14) 3223-2600
Telefone WhatsApp: (14) 99651-6141
Endereço: Gustavo Maciel, 19-06, Jd. Nasralla, Bauru – SP
Site: www.francischone.com.br
Instagram: @francischone.odontologia
Facebook: /francischoneodonto

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Convenção de empreendedorismo traz Felipe Titto, Isabela Matte e outros empresários a Bauru

No dia 18 de maio, Bauru vai concentrar empresários conhecidos nacionalmente no evento “Ex…