Nos dias 3, 4 e 5 de novembro Bauru recebe exposição e oficinas de modelagem em argila sobre a cultura Kaingang, ministradas pelo artista Victor Harabura. As oficinas no Museu Histórico Municipal acontecem nos dias 3/11 e 4/11 das 14h às 17h e no Museu Ferroviário Regional no dia 5/11, das 10h às 14h. Em seguida, às 14h, haverá a exposição de uma escultura figurativa de um guerreiro Kaingang desenvolvida pelo artista.

A fim de prestar uma homenagem e manter viva a memória dos Kaingang, Victor Harabura desenvolveu o Projeto Kaingang, que conta com financiamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProaC), e com apoios da Secretaria de Cultura do município de Bauru e do Museu Ferroviário Regional de Bauru.

Além das oficinas nos Museus, no dia 1 haverá uma oficina exclusivamente para crianças indígenas, da aldeia Tereguá, em Avaí. “Trazer as oficinas junto da exposição é uma forma de aproximar a comunidade de Bauru e região ao projeto e principalmente as pessoas que vivem na Terra Indígena Araribá, que carecem de oportunidade de frequentar atividades da cidade. Além de conscientizar, por meio da arte, as gerações mais novas sobre a brutalidade que esses povos sofreram, de forma que isso não caia no esquecimento”, destaca Victor.

Victor Harabura/ 2022

O projeto conta com consultoria de Edson Fernandes, professor, historiador e doutor em História Social pela UNESP, especialista na história da ocupação da região centro-oeste paulista e a exposição conta com curadoria da Prof.ª Dr.ª Tarcila Lima da Costa, professora no curso de graduação em Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC).

As oficinas são gratuitas e para participar é necessário realizar inscrição pelo formulário: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLY_lje0zpcJp3ah4vVFfkV9vOwrBbEEhymlI7Tf5MvLA98w/viewform.

Povo Kaingang

Os Kaingang são um povo nativo cujo território ocupado se iniciava na região entre os rios Tietê e Paranapanema e se estendia até o rio Paraná, junto de outras tribos como os Guarani e os Oti. Com o avanço colonialista europeu, essas tribos acabaram sendo dizimadas.

Índia Kaingang amamentando um filhote de porco selvagem ao lado de uma criança (Foto: Acervo Museu Ferroviário Regional de Bauru)

Em 1905, com o início e posterior avanço da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) sobre territórios a oeste do Estado, foram devoradas matas e povos indígenas. Os Kaingang foram as maiores vítimas, pois ainda viviam nas matas do interior paulista e recusavam o contato com os “brancos”. Para que os trilhos avançassem era necessário remover o “obstáculo”, ou seja, os indígenas, tarefa subempreitada para tropas de bugreiros que atacavam e matavam essas populações.

De acordo com Victor, “muito se fala sobre o progresso que a ferrovia trouxe para a região, mas é importante refletirmos qual tipo de progresso existe quando milhares de vidas são perdidas e culturas inteiras são dizimadas em nome de uma pretensa modernidade.”

Sobre o artista

Victor Harabura é um premiado artista visual brasileiro residente na cidade de São Paulo. Graduado tanto em Artes Visuais quanto em História pela UNESP, procura consolidar desejos e afecções temporais, transpondo por meio de suas criações a potência dos espíritos de época em ato.

Seus trabalhos buscam representar o ser humano através de fragmentos, sejam pedaços dos seus corpos ou objetos, que expressam a totalidade de seus movimentos, sentimentos, ou instantes de suas histórias. Entre seus trabalhos mais recentes, destaca-se a obra “Alvarinho”, que está instalada no museu a céu aberto da cidade de Melgaço, Portugal. Esta obra venceu em 1º lugar o Concurso de Arte Urbana “Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021”.

Saiba mais sobre o projeto em www.esculturakaingang.com.

Programação

  • Oficinas de modelagem em argila

03 e 04 de novembro – 14h às 17h – Museu Histórico Municipal (Rua Rio Branco, 3-16)
05 de novmbro – 10h às 14h – Museu Ferroviário Regional (Rua Primeiro de Agosto, 1-36)
Inscrição: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLY_lje0zpcJp3ah4vVFfkV9vOwrBbEEhymlI7Tf5MvLA98w

  • Exposição Escultura Kaingang

05 de novembro – 14h – Museu Ferroviário Regional (Rua Primeiro de Agosto, 1-36)

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…