A história da Kimetais se mistura com a de Bauru, já que a família Xavier veio da Bahia para trabalhar na construção da ferrovia. Quando a cidade tinha apenas 70 anos, Elizeu Xavier apostou nesse desenvolvimento com a fundação da sua empresa. 

Naquela época, em 1967, era uma oficina mecânica para reformas e manutenção de bombas de gasolina na garagem de casa, na quadra 3 da XV de Novembro.

Bombas de combustível antigas. Foto: Arquivo/Kimetais

Em determinado momento, Elizeu Xavier percebeu que o mercado era restrito devido a poucas companhias de petróleo que existiam na época. E assim, o empreendedor pesquisou novas alternativas que se encaixassem no seu segmento. A partir daí, a Kimetais começou a produzir metais sanitários, atualmente, seu setor mais rentável.

Da garagem de casa, a empresa passou para a primeira sede própria, na quadra 2 da rua 7 de Setembro, onde fazia-se a fundição e usinagem. Já o espaço de afinação e polimento teve início num galpão alugado na Vila Falcão.

A fim de unir todos os processos em um mesmo lugar, Elizeu construiu uma sede própria no Distrito Industrial de Bauru, onde está até os dias atuais.

Vista aérea da empresa no Distrito Industrial, ano de 2002. Foto: Arquivo/Kimetais 

Enquanto a empresa crescia, o empresário preparava seu filho para ocupar o cargo de administrador. Foi dessa forma que aos 16 anos, Elizeu Junior adentrou na fábrica na parte de fundição, primeira etapa do processo de produção.

“Eu trabalhei alguns anos em cada departamento da empresa, até passar por todos os setores. E até concluir esse processo, estava finalizando a minha graduação em engenharia mecânica. Em 2005, meu pai veio a falecer e assumi integralmente a condução da empresa”, explica Junior.

Linha de produção dos equipamentos para postos. Foto: Arquivo/Kimetais

Assim como Elizeu Junior continuou o trabalho do pai, ele quer manter um dos valores da empresa como sendo a família. Por isso, trouxe sua esposa, Claudia Xavier, para o dia a dia da Kimetais e hoje em dia ela ocupa o cargo de diretora.

“Em 2013, a minha esposa, que é cirurgiã dentista, foi deixando a clínica [em que trabalhava] para estar junto aqui e ir absorvendo a condução de todos os processos, começando pelo RH e pelo financeiro”, afirma Junior.

Mais recentemente, quem integrou o quadro de colaboradores da Kimetais foram os filhos Ingrid e Heitor, já em processo de aprendizado para assumir a indústria no futuro.


Ingrid apresenta a fábrica e explica o processo produtivo

Kimetais e o seu impacto no município

Atualmente, a empresa emprega 80 funcionários, entre eles, indivíduos do programa Aprendiz do Consórcio Intermunicipal da Promoção Social (CIPS). Além disso, a Kimetais é parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em ambos os casos, o objetivo é incorporar a mão de obra local.

Nesse sentido, Junior pontua que a empresa sempre busca profissionalizar e instruir os jovens para o mercado de trabalho. “Para os processos de afinação e polimento não existe formação em Bauru. Então, todos são formados dentro da própria empresa”.

Algumas montagens precisam ser feitas de forma manual 

Outra responsabilidade é a ambiental. Por ser uma indústria que trabalha com agentes poluidores, algumas medidas são tomadas para reduzir os efeitos nocivos ao meio ambiente. Sendo assim, o setor da fundição possui filtros que captam a fumaça e as cinzas, transformadas em fertilizantes de óxido de zinco.

Já os produtos químicos utilizados na galvanoplastia (aplicação de camada de metal) são mandados para a central de tratamento, assim toda a água usada nesse processo é neutralizada de substâncias prejudiciais. Além disso, parte dessa água é reutilizada dentro da própria empresa.

Teste de qualidade aplicado nos produtos

Por fim, a Kimetais está com um espaço de separação de lixo reciclável. A ideia é que cada setor separe plástico, papel, vidro e metal, que serão destinados a um box localizado nos fundos da empresa para serem descartados corretamente.

Para além das ações, Junior ressalta a importância da conscientização. “Nós contratamos muitos jovens. Então a empresa tem esse papel de desenvolver a consciência das pessoas e dos funcionários, que vai desde a parte profissional, da parte ambiental e também dos valores da empresa: respeito, ética e fé”.

55 anos com novidades

A Kimetais se consolidou no mercado de metais sanitários e, em 2022, a empresa completa 55 anos de existência. Para comemorar, algumas novas linhas foram lançadas como a Tetra Light, PlenaSlim e a nova marca de produtos, Koncept.

Produtos Koncept

Segundo o gestor comercial, Gustavo Bueno, todos os novos produtos são desenvolvidos com a equipe de criação, e também com feedback dos clientes, assim algumas melhorias são feitas.

A Koncept foi criada pela diretora, Claudia Xavier, com o objetivo de ser um produto conceito. Portanto, um dos destaques é a torneira de monocomando. Gustavo esclarece: “Estamos acompanhando a tendência dos monocomandos, que é uma torneira mais gourmetizada, com design arrojado e diferente. Muitas vezes costuma ser usada em áreas de churrasco e cozinha”.

A Kimetais também fabrica torneiras, peças, acessórios para banheiros, lavanderias e áreas de serviço.

Caixa com o selo de 55 anos da Kimetais 

Projetar o futuro

Em mais de cinco décadas, a empresa se reinventou várias vezes, e agora é um momento para aplicar novidades no dia a dia empresarial. Gustavo comenta que houve a necessidade de mudar o perfil comercial de abordagem dos clientes. O objetivo principal passa a ser o consumidor final.

Gustavo Bueno fala sobre a marca Kimetais 

“A nossa filosofia comercial é trazer a expertise que temos na empresa para dentro das lojas. Aí vem o trabalho de capacitação técnica dos vendedores para que eles saibam todos os detalhes, porque não é só uma torneira, é um sonho que está indo para a casa do cliente”, Gustavo finaliza.

Além dessa mudança, os processos internos também estão em revisão. O gestor de produção, André Miranda, explica que a empresa pratica o lean manufacturing (habilidade de produzir mais e reduzir ao máximo os obstáculos que atrasam a produtividade).

André Miranda mostra os setores produtivos da empresa

“O lean se baseia em fazer mais com menos. É uma organização empresarial mais consciente. Isso começou lá atrás com o treinamento dos colaboradores. Fizemos alguns projetos de melhoria da fábrica, como diminuição de peso, 5S, fluxogramas, técnicas de ergonomia, instalamos esteiras com roletas para facilitar a movimentação do ambiente”, expõe André.

Por fim, Ingrid Xavier, que tem a missão de levar a história da empresa do avô adiante, afirma que um dos seus principais projetos dentro da empresa até 2025 é estruturar e profissionalizar as pessoas junto à consultora de recursos humanos.

publieditorial

Serviço
Kimetais
Endereço: Rua Waldemar Pereira da Silveira, 3-90 – Distrito Industrial
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08h às 17h
Contato comercial: 14 99164-7531
Site: kimetais.com.br
Instagram: www.instagram.com/kimetaisoficial

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Dona Baunilha, faculdade e inaugurações marcam o início de 2024 no Bauru Shopping

Perto de completar 35 anos, o Bauru Shopping confirma sua força com uma variedade de marca…