A Cia do Trailler – Teatro em Movimento, de São José dos Campos chega a Bauru neste domingo (13) com o espetáculo ‘Sputnik II e Outras Histórias Caninas’, que aborda a temática da morte junto ao público infantil. 

A apresentação será às 16h, no palco do Espaço Protótipo, no Centro. A entrada é franca.

Segundo a codiretora e atriz Caren Ruaro, “a ideia de abordar um tema tão espinhoso, em especial quando dirigido à infância, nasceu em meio à pandemia, quando a temática passou a ser largamente abordada por meios de comunicação e nas conversas em geral”, diz.

“O resultado do processo, no entanto, é leve e dialoga com o universo brincante das crianças utilizando-se de músicas, projeções e sombras”, acrescenta.

Histórias e aventuras

As crianças vão conhecer as histórias de três cachorrinhas: Laika, Enola e Billulaine. Laika, cachorrinha russa, foi o primeiro ser vivo a orbitar o espaço, em novembro de 1957, a bordo da nave Sputnik.

Enola veio de Minas Gerais para terras paulistas em meio à pandemia de 2020. E Billulaine, uma cachorrinha imaginária, viajou o mundo todo e escreveu até um livro. 

“Três histórias, três cachorrinhas e um universo fértil de reflexões diante do maior mistério da vida: a morte. Voltado para crianças a partir dos cinco anos, o espetáculo experimenta procedimentos característicos do teatro documentário sem perder a ludicidade inerente do universo infantil”, indica a sinopse da peça.

Teatro documental

‘Sputnik II e outras histórias caninas’ é o segundo trabalho da Cia. do Trailler na estética do teatro documental, quando documentos, fotos, vídeos e sons são explorados em cena pelos atuantes.

“Isso representa uma grande inovação, já que é um dos primeiros grupos brasileiros a direcionar esta estética ao público infanto-juvenil”, segundo Marcelo Soler, que assina a direção do espetáculo.

O processo de criação contou com uma fase de pesquisas a documentos históricos que serviram de base para a criação de cenas, além da realização de duas oficinas com crianças e adultos. O espetáculo foi contemplado pelo Programa Ação Cultural (ProAC-editais 2021).

Ficha Técnica

Diretores – Marcelo Soler e Caren Ruaro

Voz – Maria Alice Ruaro

Atores documentaristas – André Ravasco, Andrei Gonçalves, Caren Ruaro e Luan Fonseca

Diretor musical, composição e músico convidado – Rafael Braga

Visualidade – Pitiu Bonfim

Dramaturgia – Cia do Trailler Teatro Em Movimento

Animação digital e edição de vídeo – Lucas Baumgratz

Assessoria de Imprensa – Cris Lopes

Produção – Caren Ruaro e André Ravasco

Com informações da Assessoria de Imprensa

Serviço
Sputnik II e Outras Histórias Caninas
Endereço: Rua Marcondes Salgado, 1-66. Centro.
Data: 13 de novembro, às 16h
Preços: Gratuito
Informações: @ciadotrailler

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…