No período de 15 a 20 de novembro, a Secretaria de Cultura e o Conselho da Comunidade Negra de Bauru realizam a Semana da Consciência Negra 2022.

O evento faz alusão ao 20 de novembro, o “Dia da Consciência Negra“, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do Brasil, que enfrentou o sistema escravista pela libertação do povo negro.

A abertura oficial da Semana será nesta terça-feira (15), a partir das 19h, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, com a solenidade de entrega do prêmio “Luisa Mahin” a 12 pessoas da cidade. O prêmio destaca a luta por justiça e combate ao racismo para uma sociedade mais democrática.

Durante a premiação, estão programadas a apresentação musical “Projeto PreTejô”. Fortemente influenciado pela força dos tambores, cânticos e ritmos afro, o projeto é apresentado por João Biano e traz as cantoras bauruenses Ricca Luz e Deboo como convidadas. Os arranjos vocais e instrumentais levam o espectador a uma viagem pela história, ritmos e canto do povo preto, mostrando a força da música independente bauruense. Além disso, o local contará com a Exposição “Orisa” (orixás), orgulho do povo preto, com o artista José De Bara Figueiredo.

No dia 17, haverá a solenidade de entrega do Prêmio “Zumbi dos Palmares”, a partir das 19h, na Câmara Municipal. Serão homenageados o Babalorixá José De Bara Figueiredo, a professora Idenilde de Almeida Conceição e a professora doutora Andresa de Souza Ugaya. A atração artística será uma performance denominada “Uma viagem ao mundo preto“.

Para o dia 19, está programada a exibição do filme “Quilombo” (1984), de Carlos Diegues (A história Zumbi e Quilombo dos Palmares), às 16h, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”. A exibição será presencial e online transmitida no youtube da Secretaria de Cultura.

Filme “Quilombo” 1984. Foto: reprodução

Na sequência haverá Roda de Conversa sobre “Educação Antirracista”, com a participação da profª mestra Sebastiana de Fátima Gomes, presidenta do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru; Participarão também a profª mestra Juliana Inhesta Limão Thiengo, SEE; Profª mestra Nilva Pereira, SEE/CMCN; Suzi da Silva, SME/ SEE/CMCN; Profª Maria Cristina Oliveira da Silva, SME (aposentada); Profª Maristela Barbara Rodrigues de Lima, Supervisora de Ensino da SEDUC SP, responsável na regional Bauru pela Educação Antirracista junto à equipe do Núcleo Pedagógico. A mediação do encontro será feita por Jamile da Silva Ribeiro Gonçalves, representante da OAB no CMCN de Bauru

No dia 20, das 14h às 16h, haverá apoio ao ato inter-religioso do Dia Nacional da Consciência Negra e plantio de mudas de origem africana, ambos na Praça África, localizada na quadra 07 da avenida Nações Unidas.

Já a praça Kaingang, no Museu Ferroviário Regional (com entrada pela Rua Nóbile de Piero que antecede a Rua Gerson França), será palco de diversas atrações, começando pela Feira da Consciência Negra, a partir das 17h.

No mesmo dia, às 18h, ocorre “Oficina de Percussão e Roda Cirandeira”, ministrada pelo percussionista Adílio Nascimento. A oficina visa desenvolver a prática percussiva básica de jovens e adultos (até 15 participantes), individual e coletivamente, fazendo uso de instrumentos típicos das baterias de escola de samba. O ritmo desenvolvido na oficina será a Ciranda e os membros não precisam ter conhecimento musical para participar.

Às 19h, os participantes da oficina de percussão farão um ensaio aberto, tocando cirandas clássicas, como Minha Jangada, Minha Ciranda, Preta Cira, dentre outras. O público será convidado a participar do ensaio, fazendo uma grande roda.

Às 20h, a banda bauruense Preto Básico apresenta o show “Uma Viagem pela MPB”. A banda, que é formada por quatro integrantes, transita por xotes, forrós, moda de viola, samba raiz, o fino da MPB e etc.

Dia 21, na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Bauru, às 19h, haverá ações afirmativas quanto à igualdade racial e suas nuances na esfera pública, institucional e religiosa. Os participantes serão Antônio Carlos da Silva Barros, advogado coordenador de Políticas Públicas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Justiça e cidadania do Estado de São Paulo; Rosana Camargo, bacharel em direito, sacerdote de Umbanda, pesquisadora das Comidas de Orixás; e membro da Comissão de Liberdade Religiosa, babalorixá José De Bara Figueiredo.

Além destas atividades, o Conselho Municipal da Comunidade Negra desenvolve ações nas escolas durante o mês de novembro, como: Escola Estadual Dr. Carlos Chagas (Vila São Paulo), Escola Estadual Professora Ada Cariani Avalone (Mary Dota), Escola Estadual Padre Antônio Jorge Lima (Nobuji Nagasawa), Escola Estadual Profª Maria Eunice Borges de Miranda reis (Parque Jaraguá), Escola Estadual Professora Raymi Oliveira Baptista Pereira (Vila Dutra) e EMEF Waldomiro Fantini (Centro).

*As informações são provenientes da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bauru*

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…