A cidade de Bauru inspira vários artistas por aí, inclusive os cantores. Por isso, reunimos sete músicas que falam sobre a cidade.
- Bauroots – Geleia Jutaí
Geleia Jutaí era uma banda formada por quatro estudantes da Unesp Bauru, atualmente, inativa. Mas enquanto estavam em atividade, produziram composições autorais e até gravaram um EP.
A ideia para “Bauroots” surgiu em 2017, quando, em um dia de chuva, faltou água na casa dos membros da banda. Assim, surgiu o refrão “Bauru, cidade paradoxo, falta água quando chove”. A música ainda une outras referências da cidade como os apelidos: Springfield brasileira e cidade sem limites.
- Bauru – Seu Migué
Mais um rock para a lista! A banda bauruense Seu Migué batizou a música com o nome da cidade e reuniu diversos elementos da história do município.
Na canção, são citadas as pessoas famosas que já passaram por aqui, o sequestro do Bauruzinho, o time de basquete, as meninas do vôlei e o Noroeste.
- Bauru City – Desacato Verbal
Desacato Verbal era um grupo de rap que teve grande sucesso nos anos 90 formado por artistas de Bauru e região. Inicialmente, faziam parte o MC Ti, o MC Totão e o DJ AS Jay (atual DJ Ding Ding). Enquanto a segunda formação tinha Thutão, Black D e MC Ti como membros.
A música Bauru City cita diversos bairros periféricos da cidade como Jaraguá, Santa Edwirges, Fortunato, Ferradura Mirim, Geisel, Santa Cândida, entre outros. A canção fala sobre o cotidiano da vida de cidadãos que moram nas periferias.
Também traz reflexões sobre relações entre classes sociais.
- Capital da Terra Branca – Cascatinha e Inhana
Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva Santos formavam a dupla sertaneja Cascatinha e Inhana e ficaram em atividade até os anos 80. Ambos eram cantores de rádio, e após se apresentarem na Bauru Rádio Clube no Jardim Bela Vista ganharam fama no cenário nacional.
Assim nasceu a canção “Capital da Terra Branca“. Esse nome faz referência ao solo arenoso da cidade. Infelizmente, não encontramos o áudio da música, mas dá para conferir a letra:
“Vou pra Bauru
Rever minha terra onde me criei;
Oh! cidade bela,
De ti jamais esquecerei.
Terra da fartura
E gente de boa de distinção
Aceite um abraço
De quem por ti tem adoração.
Dentro do meu peito
Ainda vive a recordação
Cheio de saudades
Daquelas noites de São João
Quando eu te deixei
Eu senti na alma uma dor febril
Por deixar tão longe
O torrão paulista do meu Brasil”.
- Céu de Baurú – Mário Lúcio
Segundo os moradores da cidade, o pôr do sol em Bauru gera uma vista maravilhosa. Seguindo essa inspiração, o cantor e compositor Mário Lúcio lançou o terceiro disco da carreira “Céu da Cidade” com a temática de formas abstratas da vida e a beleza sutil do entardecer.
A canção traz a melodia da Bossa Nova e MPB. Em sua letra, a canção exalta o fascínio pelas manhãs, noites, estrelas e o novo dia que começa na cidade.
- Garota de Bauru – Cazuza
Cazuza, um dos ícones do rock brasileiro, também criou sua canção sobre a cidade. “Garota de Bauru” narra a história de uma menina que subverte as regras sociais ao ir para shows até tarde da noite, usa minissaias e não pensa em casamento.
O relato sendo verídico ou não, fixou na memória uma música que cita a cidade. Além de fazer parte do último álbum da carreira do cantor, o “Burguesia”.
- Nossa Bauru – Bitenka Bittencourt
A canção criada pelo cantor Bitenka Bittencourt homenageia a cidade e a população. Tanto que a música foi usada no programa Nota 10 para comemorar o aniversário de 115 anos de Bauru em 2011.
A melodia contém trechos como “Nações Unidas, Vitória Régia, Calçadão”, “Bom dia bauruense” exaltando as belezas da cidade.