No mês de dezembro, o Quarteto Caipira Paulista lançou o clipe de “Mãe nas Manhãs”, música que integra o novo álbum “Origens”. O grupo é formado por Daísa Munhoz (voz), Levi Ramiro (viola caipira), Manu Saggioro (violão e voz) e Rogério Plaza (sanfona). O clipe foi gravado na aldeia Kopenoti, em Avaí, na beira do rio Batalha, com a participação de mulheres da etnia Terena.

A vida dos indígenas do interior paulista também tem destaque no trabalho do Quarteto. Para além de resgatar tradições da música caipira, o álbum é uma aposta no futuro, uma proposta de reinvenção e de criação, trazendo riqueza cultural para composições contemporâneas, com assuntos importantes como a preservação do meio ambiente, a cultura indígena e sua luta pela terra.

Foto: Mayra Ferraz

Além disso, a ideia é continuar a parceria com a aldeia Kopenoti. O Quarteto pretende lançar um mini-documentário filmado durante a gravação do clipe com os moradores. Será uma produção da Viewplay Filmes, de Bauru, com Victor Fink à frente da direção e edição.

Kopenoti é uma das aldeias da Terra Indígena Araribá, localizada em Avaí, município há 39 quilômetros de Bauru. Atualmente vivem na aldeia cerca de 230 pessoas, sendo 70 crianças.

Produção de Mãe nas Manhãs 

A produtora de vídeo Pro Clipe ficou responsável pela parte audiovisual. O artesão e pajé Irineu Nje’a Terena ajudou na comunicação do grupo musical com o cacique Chicão. E a professora da escola indígena Daniela Machado Terena organizou as mulheres para atuarem no clipe. 

Foto: Mayra Ferraz

Ademais, teve a participação da arquiteta Eliane Katayama (Ingá) com sua bebê Maya. A fotografia ficou com a Mayra Ferraz e a maquiagem por Lou França. 

Sobre o Quarteto Caipira Paulista 

O grupo surgiu em 2020 interpretando clássicos da música caipira, com a proposta de resgatar e preservar a história sertaneja raiz do interior de São Paulo. Ritmos tradicionais como o cururu, a toada e o chamamé vestem a poesia brejeira do álbum autoral “Origens”, que chegou nas plataformas digitais em 2022 e foi contemplado pelo ProAc Editais 2021.

Foto: Mayra Ferraz

Antes de “Mãe nas Manhãs”, o Quarteto lançou o clipe de “Tawaraná” (Josino Medina), que reúne imagens documentais da floresta e de indígenas de diversas regiões do país. Com direção e edição de Victor Fink (Viewplay Filmes), o videoclipe foi gravado no Criasom Estúdio (Bauru-SP) e também está disponível no Youtube.

Serviço
Quarteto Caipira Paulista
Canal do Youtube: CaipiraPaulista
Plataformas digitais: tratore.ffm.to/origens-album
Instagram: @quartetocaipirapaulista

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…