Em sua pesquisa bianual sobre o setor de marketing e publicidade do Brasil, a consultoria espanhola Scopen entrevistou profissionais da área e descobriu o seguinte: o bauruense Felipe Simi é o publicitário mais admirado do país.

Nascido aqui na cidade, Simi mudou-se para São Paulo aos 18 anos para estudar publicidade. Na capital, abriu a agência Soko – que hoje conta com 350 funcionários – e fez trabalhos para marcas como Netflix, Spotify e Stella Artois.

No agradecimento, o publicitário fez questão de destacar a equipe. “Eu fiquei muito honrado. Mais do que um mérito pessoal, vejo como um reconhecimento coletivo de todos profissionais que trabalham na Soko”, diz.

Para chegar ao resultado, a consultoria conversou com 785 empresários da área, profissionais de marketing e de agências de publicidade e perguntou quem eles mais admiram no mercado. Além do bauruense, o ‘pódio’ foi formado por Hugo Rodrigues da ‘WMcCann’, em segundo, e Felipe Silva da ‘Gana’, em terceiro.

Bauruense recebe prêmioFoto: Acervo Pessoal

A Scopen também avaliou executivos de marketing de todas as empresas do país. Nessa lista, lideraram a pesquisa João Branco, ex-diretor do McDonald’s, Daniela Cachich da Ambev, e Igor Puga do Santander.

Filosofia de trabalho

Segundo Felipe, a premiação consolida a filosofia da Soko, tanto pelo modelo de produção das campanhas, quanto pelo ambiente de trabalho. Para ele, é o diferencial da agência.

“Eu fundei a Soko com o objetivo de provar para o mercado publicitário que era possível construir uma agência que entregasse um produto criativo de relevância global, ao mesmo tempo em que combatesse o que chamamos de “práticas tóxicas” da indústria, como barreiras para a diversidade, assédio e romantização do excesso de trabalho”, conta o bauruense.

Da mesma forma, é também um incentivo para melhorar e uma responsabilidade para continuar a filosofia. “Estar no primeiro lugar no ranking de publicitários mais admirados do Brasil me faz ter certeza de que esse é o caminho certo, mas também me incentiva a ser ainda mais coerente com nosso propósito e consistente com nossa entrega criativa”, conclui.

Foto: Acervo Pessoal

Agência Soko entre as melhores

A pesquisa ouviu ainda os profissionais sobre as agências de publicidade, e a empresa do bauruense também foi bem avaliada. Nesse caso, a consultoria conversou com executivos de marketing e considerou 13 atributos (por exemplo, criatividade, equipe e planejamento estratégico) para gerar os rankings.

A Soko foi considerada a agência mais exemplar do Brasil, além de ser a terceira mais criativa e a segunda em percepção geral do mercado.

Além do Brasil, a Scopen também faz a pesquisa em países como Argentina, Chile, Colômbia, China, África do Sul, Reino Unido e Portugal.

Da paixão por escrita à campanha do Netflix

Para Felipe, a ideia de estudar publicidade começou ainda na escola, onde descobriu a paixão pela comunicação. “Fui muito incentivado a escrever e me divertir com as palavras por professores queridos, como o Paulo Neves e a Leila Morales, quando estudava no Atheneu [que se tornou o Interativo]”, relembra.

Bauruense recebe prêmioFoto: Divulgação

Na capital, trabalhou com redação publicitária em agências como New Content e CUBOCC, até fundar a Soko, há seis anos. “Eu sempre quis fundar minha própria agência. Principalmente porque sentia uma barreira muito grande para a diversidade nas agências de publicidade e isso nunca fez sentido para mim”, diz, explicando como isso contribui para o trabalho da agência.

“Criatividade é, por definição, aquilo que diverge do padrão. E se buscamos ideias novas, quanto mais diversidade, mais criatividade teremos na propaganda. Costumo dizer que precisamos refletir o Brasil proporcionalmente dentro da agência em raça, gênero, sexualidade e regionalidade para conseguir criar histórias novas e que de fato conversem com a realidade do país como um todo. E isso é o que temos feito ao longo desses 6 anos”, acrescenta.

A Soko é a agência de publicidade de mais de 20 marcas, como Guaraná Antarctica, Spotify, Stella Artois, Beats e Netflix.

Alguns trabalhos incluem aquele vídeo da Xuxa com a Netflix, o lançamento da série Wandinha na Netflix e o projeto ‘Juntas na Mesa’ para Stella Artois. Com a campanha de Guaraná Antarctica para a Copa do Mundo, eles ganharam o Leão de Ouro em Cannes em 2022.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…