Em janeiro de 2023, o Colégio Evolução Educacional completou dois anos de funcionamento atendendo a Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. A escola trabalha com sistema bilíngue PES English, período integral, aulas extracurriculares e usa o material didático da plataforma de educação SAS (Sistema Ari de Sá).  

O diretor e fundador Ricardo Martins Garcia, é mantenedor e atua na educação infantil da escola canadense Maple Bear há mais de 10 anos, assim ele buscou uma metodologia semelhante para a própria escola. 

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

“O SAS possui uma plataforma digital de excelência. E tem as provas sistêmicas que servem para comparar o aprendizado dos alunos de salas diferentes da mesma série. Essa prova é aplicada a cada bimestre em todas as instituições que trabalham com o SAS, assim os professores avaliam se os métodos estão sendo eficazes”, explica o diretor Ricardo. 

Além dos livros e apostilas, o Sistema Ari de Sá inclui o aplicativo Eureka, que disponibiliza tarefas sobre o conteúdo passado no final de cada livro; o SAS Enem, com simulados online que geram relatórios dos resultados, e o Projeto Redação Nota 1000, para debater temas do momento e praticar os diferentes estilos de redação dos vestibulares do país. 

O sistema bilíngue utilizado no colégio é desenvolvido desde a educação infantil com apoio do método PES English

“A partir dos 3 anos, os alunos têm aula de Inglês três vezes por semana, no Fundamental I quatro vezes e do 6º ano para frente, as aulas são todos os dias. A ideia é aprender a língua com naturalidade, como no dia a dia, assim como é ensinado a Língua Portuguesa”, esclarece o diretor.

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

Por dentro do Evolução

Entre os ambientes do colégio estão 24 salas de aula, dois laboratórios de informática com até 30 computadores em cada, biblioteca, auditório, parquinho com brinquedos, sala da soneca para os pequenos e o ranchinho, uma sala ao ar livre perto do parque. 

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

Por ser período integral, há atividades diversificadas para cada série. As crianças mais jovens aprendem por meio de brincadeiras que estimulam a criatividade e a curiosidade. 

Aula de culinária. Foto: Arquivo/Colégio Evolução

Para o Fundamental I e II, são oferecidas aulas de ballet, street dance, judô, karatê, xadrez e pintura em tela. Outra opção para os alunos é ficar na escola desenvolvendo projetos do bimestre. As aulas extracurriculares são opcionais, ficando à escolha dos pais. 

Já o tempo integral do Ensino Médio segue as novas diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A metodologia do ensino é dividida em quatro trilhas principais: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

A coordenadora do Fundamental II e Médio, Bianca Rosalin, lembra que o Enem 2024 será aplicado de acordo com a área de conhecimento escolhida pelo aluno. Assim, ela explica como o novo modelo funcionará no colégio.

 “Os estudantes terão rotatividade de trilhas, duas por semestre. Dentre as quatro trilhas, ainda tem mais segmentos para o estudante optar por sua área específica”, diz a coordenadora.

Além disso, o Evolução possui uma parceria com a Banda Marcial Liceu Noroeste. Todos os alunos podem participar da banda e os ensaios são de segunda a sexta, das 14h às 16h, no ambiente escolar. 

A parceria também é um projeto social, quem fizer parte da banda ganha bolsa de 100% para estudar no colégio, apenas arcando com os custos do material pedagógico. O número de vagas para essas bolsas são definidas pela escola.

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

Ensino para a vida

O colégio adota o método da Robótica Educacional. Essa forma de aprendizagem foca na tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e construção de uma máquina. Desde o projeto até a execução, o objetivo é explorar a criatividade, proatividade, resolução de problemas e planejamento.

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

Sendo assim, o Evolução firmou uma parceria com a plataforma Viamaker, que usa o material tecnológico da Lego Education para colocar a robótica educacional em prática. 

Por meio do programa Astromaker, as aulas são ministradas nos laboratórios de informática e os alunos criam robôs funcionais para determinadas tarefas. Depois, os estudantes participam do campeonato de robótica para eleger o projeto que mais se destacou.

Além do campeonato, o colégio promove outros eventos como a Feira de Ciências, a Semana Cultural, a Festa Junina, o Halloween, o Interclasses e datas comemorativas como Dia das Mães, Pais e a Páscoa. 

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

Ademais, também tem o curso de férias destinado para crianças até o 6º ano. Os pequenos realizam várias atividades como ir ao cinema, brincar ao ar livre e participar de eventos infantis que ocorrem na cidade. O curso é de segunda a sexta durante todo o período das férias. 

Foto: Arquivo/Colégio Evolução

Matrículas abertas

As matrículas para o ano letivo de 2023 estão abertas, com início das aulas no dia 23 de janeiro. O colégio oferece bolsas de até 50% por meio de provas que podem ser feitas no decorrer do ano. E para as crianças mais pequenas, são realizados sorteios. 

Os pais e responsáveis podem ir até o colégio para conhecer os diferentes ambientes da escola, a metodologia e conversar com a equipe pedagógica antes da matrícula. 

Por fim, Ricardo diz estar satisfeito com os resultados do Evolução. “Já tivemos alunos aprovados na Unesp, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. E chegamos a cerca de 400 alunos com dois anos de funcionamento”, finaliza o diretor.  

publieditorial

Serviço
Colégio Evolução Educacional
Endereço: Rua Anhanguera, 9-19, Vila Flores
Contato: (14) 99806-6057
Instagram: @colegioevolucaoeducacional
Facebook: /Colégio Evolução Educacional

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bauru inaugura primeira concessionária de carros elétricos BYD da região

Nesta quinta-feira (22), ocorre a inauguração da  BYD Allma, primeira concessionária BYD d…