Moradora de Bauru, Mari Monteiro é grafiteira, artista visual e educadora. Ela também faz parte do Projeto Grafitar, um coletivo que ensina a arte do grafite para mulheres. 

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, Mari vai participar do festival de grafite e economia criativa VOH DALE!, realizado em Antofagasta, no Chile. Ela foi convidada por uma das organizadoras, Andrea del Solar. 

Quando recebi o convite, fiquei muito feliz e honrada. É uma responsabilidade muito grande. Poder representar o nosso país é incrível”, afirma Mari.

A artista já participou de um festival internacional em Lima, no Peru, o “Nosotras Estamos en La Calle” no ano passado. Inclusive, foi lá que conheceu Andrea, que agora a chamou para ir ao evento chileno. 

Foto: Arquivo/Mari Monteiro

O VOH DALE!

Em 2023, o festival está em sua 2ª edição, é aberto a estrangeiros e reúne mais de 100 artistas, entre músicos, pintores, artesãos e produtores de conteúdo. O evento conta com apoio do desenvolvimento produtivo da região de Antofagasta.

O objetivo é promover intercâmbio multicultural entre artistas de diferentes lugares do país e convidados internacionais estabelecendo um vínculo profissional através da arte. 

Mari diz estar muito animada com o evento. “Lá, vou participar dos murais, mas assistirei a palestras, shows e tudo o que conseguir acompanhar”, comenta a grafiteira.


Foto: Arquivo/Mari Monteiro

A artista

Desde 2015, Mari Monteiro atua nas artes visuais. Já participou da Semana do Hip Hop Bauru, 3º Festival PMW Street Graffiti e o Meeting Of Styles Brasil, entrou em grupos de artistas como o Calligraffiti Brasil Crew e TODAS Brasil.

Agora, nesta nova experiência internacional, ela ressalta a importância da cultura. “Cada evento cultural é uma oportunidade de aprendizado, de troca, conhecimento, respeito. A arte e cultura são uns dos pilares fundamentais para uma sociedade desenvolvida e mais igualitária”, a grafiteira explica.


Foto: Arquivo/Mari Monteiro

Além dela, a ativista Aline Ribeiro, conhecida como Tuka, e a artista visual Kahmaleoa também irão para o festival junto com a Mari. Ambas fazem parte do coletivo Projeto Grafitar. 

Como a participação da artista foi confirmada em janeiro, não houve tempo de conseguir ajuda financeira. Por isso, ela está aceitando ajuda em dinheiro, produtos ou pela compra de suas peças no site. 

Serviço
Artista Mari Monteiro
Instagram: @marimonteiro.art
Site: www.marimonteiroart.com.br


Foto: Arquivo/Mari Monteiro

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…