A Radiofast (CROSP – CL 12.732) é uma clínica de radiologia odontológica que completa 10 anos de funcionamento em janeiro. O espaço originou-se após uma sociedade entre Roberta Handem, Paulo Renato Dias, ambos dentistas e radiologistas e Roney Rocha, desenvolvedor de software para odontologia.

Roberta Heiffig Handem (CRO 94.477) é graduada em Odontologia (Unisagrado), especialista em Radiologia e Imaginologia (HRAC-USP), em Ortodontia (COPH-Bauru), mestre em Ortodontia (FOB-USP) e doutora em Estomatologia e Radiologia (FOB-USP), além de ministrar aulas de odontologia no Instituto Mondelli. 

Eu comecei na radiologia como especialização, mas não imaginava na época, que futuramente iria abrir uma clínica. Foi quando surgiu essa oportunidade e em 2013 iniciamos a nossa empresa e aos poucos construímos a nossa trajetória”, explica a drª Roberta.

A Radiologia é uma especialidade médica e odontológica que permite realizar exames de imagens não invasivos. Tais procedimentos oferecem auxílio no diagnóstico e consequentemente permitirá que o profissional defina o melhor tratamento para o seu paciente.



Fotos: Arquivo/Radiofast

A profissional informa que a radiologia é essencial em todas as áreas odontológicas, como cirurgia, periodontia, dentística, implante, ortodontia, entre outras especialidades.

Por exemplo, quando realizo exame clínico no paciente, observo gengiva, dentes, tecido mole, mas reparos anatômicos específicos, periodonto, região óssea, só é possível visualizar radiograficamente”, esclarece Roberta sobre a função dos exames.

Dessa forma, procedimentos como extração de sisos, instalação de aparelhos ortodônticos, cirurgias de implantes, entre outros, necessitam de exames radiográficos previamente.

Serviços da Radiofast 

Dentre os exames oferecidos estão: radiografias panorâmica, periapical, tomografias de maxila e mandíbula, tomografia de toda a face, telerradiografia lateral e frontal, escaneamento intraoral e documentação ortodôntica.

Alguns exames são realizados de maneira rápida, por exemplo, a panorâmica, o paciente é posicionado no aparelho e em poucos segundos a imagem é adquirida. O procedimento é indolor e para esse exame não necessita agendamento prévio.

Vale lembrar que as doses de radiação na área odontológica são baixas e o paciente utiliza colete de proteção, sendo assim, o exame é considerado seguro para adultos e crianças.

Além dos dentistas, os otorrinolaringologistas também podem solicitar exames em clínicas de radiologia odontológica, isso porque as imagens mostram todo o rosto e é mais barato comparada à tomografia médica, em que o paciente fica deitado dentro da máquina.

Atualmente, a clínica está ampliando o seu sistema digital com o objetivo de reduzir ao máximo os exames físicos, oferecendo aos dentistas parceiros a opção de receber ou acessar os arquivos digitalmente.

Foto: Arquivo/Radiofast

A clinica também atende convênios como: Unimed, Odontoprev, Hapvida, Uniodonto, Interodonto, Metlife, Inpao, Amil, Sul América, entre outros. Ademais mantém parcerias com clínicas da cidade e região.

Avanços tecnológicos na radiologia

A radiologista Roberta afirma que a área está em expansão devido às novas tecnologias do mercado. Uma delas, é a impressora 3D que substitui os antigos modelos de gesso. A partir do escaneamento, as imagens são adquiridas e com auxílio de softwares os modelos ortodônticos são gerados.


Foto: Arquivo/Radiofast

Hoje, os profissionais conseguem ter muita previsibilidade dos tratamentos. Através de softwares de planejamento, é possível fazer guia para implante, em que é possível mensurar exatamente altura e espessura óssea, guia para periodontia e endodontia, tudo para auxiliar com exatidão os procedimentos odontológicos“, finaliza Roberta.

Ela também acrescenta que as máscaras de proteção para o rosto, que ficaram famosas nos jogos da copa do mundo, são feitas com impressora 3D e para criar o molde correto, se faz a radiografia. 

Serviço
Clínica Radiofast (CROSP-CL 12.732)
Endereço: rua Aviador Gomes Ribeiro, 12-33
Horário de funcionamento: segunda a sexta 8h às 18h/sábado 8h às 12h
Instagram: @radiofastradiologia
Contato: linktr.ee/radiofastradiologia

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…