Neste sábado (18) e segunda (20), acontece o desfile das escolas de samba do Carnaval de Bauru, que este ano será na Av. Jorge Zaiden e terá a participação de blocos carnavalescos. Apesar das indefinições no processo, cada agremiação se preparou para mostrar a criatividade e samba na disputa. Confira como serão as apresentações.

Estação Primeiro de Agosto | 18/2, às 22h

O enredo tem o título de ‘Ubuntu’ e trata de uma filosofia africana que versa sobre valores humanos como solidariedade, empatia, amor, respeito ao outro e às diferenças. Aborda a importância do indivíduo para o coletivo e vice-versa. A ideia é resgatar a espontaneidade e diversão da folia durante o desfile, ou seja, não ser apenas a passagem pela avenida.

Segundo o presidente da escola, Tobias Terceiro, a preparação vem desde agosto, mês que viraram oficialmente uma escola de samba. Por isso, a empolgação com a estreia

“[A cidade] pode aguardar por um desfile irreverente e surpreendente de uma escola que não vem apenas para participar do Carnaval, mas para disputá-lo também”, diz.

“A expectativa é enorme, um turbilhão de sentimentos: passados dois anos, voltaremos a desfilar e, agora, estreando como escola de samba. Vamos levar um desfile digno que, com certeza, vai surpreender pelo ‘chão’, que é a força da comunidade, que apresentaremos e pela ousadia”, acrescenta.

Mocidade Unida da Vila Falcão | 18/2, às 23h

Em resumo, o enredo tem o tema ‘O que começou com um Dito (Seu Dito Cabra), sempre será bendito’ e é um resgate dos valores da escola. Por isso, o desfile deste ano vai apresentar o que a Mocidade Unida representa e recordar um pouco de como foi o desenvolvimento da agremiação.

Com Flávio Silveira como carnavalesco e Mestre Bino no comando da bateria, a escola terá seis setores e três carros alegóricos para falar sobre a história que começou nos anos 70, na cozinha da casa do Seu Dito Cabra. 

“Pretendemos fazer uma grande homenagem a todos aqueles que, um dia, com sua participação, trabalho e dedicação construíram o Carnaval da Mocidade e em especial relembrar ao inesquecível ‘Seo Dito’ que, dentro da sua residência, ajudou a construir um sonho que para nós será sempre bendito!”, é o que está escrito na proposta do desfile.

“Estamos com uma boa expectativa, apesar das dificuldades e incertezas que vieram com o processo neste ano. Conseguimos preparar um bom enredo, sobre a casa do Seu Dito Cabra, onde a escola foi criada, que é uma forma de resgatar os valores da escola: família, diversidade, os artistas do barracão, acrescenta Ricardo Carrijo, responsável pelo enredo.

Coroa Imperial | 20/2, às 21h20

‘Sou bonita, colorida e faceira. Muito prazer, sou a chica brasileira’ é o enredo da Coroa Imperial em 2023. A proposta é falar sobre tecido em algodão originário da Índia trazido por Vasco da Gama ao Brasil, popularizado no Nordeste. 

Segundo o carnavalesco Gilson Jacintho, a agremiação deve desfilar com 240 pessoas, divididas em seis alas. “O público pode esperar um Carnaval ‘de reciclagem’, por conta de tempo e verba, mas com certeza movido por muita alegria e um samba contagiante! Será uma retomada do Carnaval com simplicidade, garra e muito amor envolvido”, enfatiza.

Acadêmicos da Cartola | 20/2, às 22h20

O nome do enredo para o Carnaval de 2023 é ‘Cartola… Uma Noite de Rei’, e vai destacar a ideia do Rei, independente de cronologia, ser ou não pessoa e campo de atuação. O desfile trará, em alas e carros alegóricos, homenagem a reis como ‘Rei Sol’, ‘Festa de Reis’, ‘Rei do Futebol’ e ‘Rei Roberto Carlos’. 

Apesar de ser menor do que o usual, a escola promete qualidade e alegria de todos os anos que desfilaram, em uma apresentação com diferentes alas, as passistas animando o público, bateria dando o ritmo e carros alegóricos.

“Nossa expectativa é que possamos atrair os bauruenses para nosso desfile e manter a chama do Carnaval acesa”, comenta Ana Paula Madureira, representante da agremiação.

Tradição da Zona Leste | 20/2, às 23h20

Com cerca de 270 integrantes programados para participar, a escola aborda o enredo ‘Café e Cacau, uma Paixão Nacional – Esse Aroma está no Ar’. Segundo a carnavalesca Gisele Baroni, as chuvas atrapalharam os ensaios nas ruas, mas pelo visto dentro das quadras, a animação será uma marca da agremiação. 

“Nossa expectativa é apresentar o enredo nas fantasias, alegorias, contagiar o público com nosso samba. Fazer nossa parte e bonito”, garante.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…