Neste domingo (23), a partir das 14h, ocorre a ‘Ogum Fest’ no Recinto Mello de Moraes com entrada gratuita. O evento, organizado por representantes da Umbanda, religião de matriz africana, tem a proposta de homenagear o orixá Ogum e promover uma confraternização dos terreiros de Bauru e região. 

Vale lembrar que a entrada é livre para todos os públicos e para todas as religiões

Confira a programação completa:

  • 14h: Início da procissão de Ogum até o Recinto (a procissão partirá do Posto do Recinto);
  • 14h15: Abertura do evento com pontos (cantos religiosos de Umbanda);
  • 15h: Gira aberta dos terreiros com atendimento ao público;
  • A partir das 18h: Apresentação de Maracatu Abayomi, Capoeira com o grupo Angoleiros do Sertão e Samba Rural e apresentação do bloco afro Amukenguê;
  • 19h30: Apresentação do grupo Wé Tó Ilú;
  • 20h: Apresentação do Seu Zé Pilintra da Estrada;
  • 21h: Diogo Alves traz cantos para Xoroquê e afro jazz.

Além disso, o evento terá outras atrações como a ‘Feira Africana’ com venda de artesanatos, acessórios e artigos religiosos e praça de alimentação com diferentes opções de alimentos.

E a Comissão da Igualdade Racial da OAB estará presente para esclarecer gratuitamente dúvidas jurídicas pertinentes aos temas de preconceito, discriminação e intolerância religiosa. 

Como será a participação dos terreiros?

Até a publicação da reportagem, foram confirmados sete terreiros no evento. Cada um terá um espaço reservado para realizar sua gira (celebração) e dar passe para quem desejar. O passe é um atendimento, onde o médium incorporado com uma entidade conversa com o indivíduo. 

A pessoa, por sua vez, pode conversar sobre várias partes da vida pessoal com a entidade, como financeira, amorosa, familiar e profissional. O passe consiste em ajudar quem procura auxílio de forma espiritual.

Quem é Ogum?

De acordo com a mitologia iorubá, Ogum é o orixá da guerra, fogo e metal. O dia da semana dessa divindade é terça-feira e suas cores são verde, azul-escuro e vermelho. No sincretismo religioso, ele é relacionado a São Jorge.

Uma das lendas iorubá conta que Ogum foi o primeiro orixá a descer ao reino de Ile Aiye, a Terra. Ele veio com a missão de encontrar condições adequadas para a humanidade, foi essa divindade que ensinou os seres humanos a manipular o metal e construir objetos. 

Por ser guerreiro, o orixá é muito chamado para proteção física e espiritual

Os apoiadores da Ogum Fest são: Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria da Cultura, Conselho da Comunidade Negra de Bauru, Unesp, FAAC, PROEC, O Samba na Cidade, Instituto Jovens de Aruanda, coletivo Rosa Luxemburgo, APEOESP sede de Bauru, Comissão da Igualdade Racial da OAB, Federação Espírita de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, Cavaleiros de Ogum e Mulheres do Brasil.

Serviço

Ogum Fest
Endereço: Recinto Mello de Moraes (Avenida Comendador José da Silva Marta, 58-68).
Horário: a partir das 14h
Entrada gratuita e aberta ao público
Para saber mais, acesse o instagram do evento @ogumfest

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…