Para quem gosta de Carnaval e quer aprender a produzir um desfile de escola de samba, a Estação Primeiro de Agosto está com inscrições abertas para seis oficinas gratuitas. Para o presidente da agremiação, Tobias Terceiro, é uma forma de capacitação da cidade.

“O propósito é formar as pessoas de forma consistente. Entendemos que nosso Carnaval precisa de renovação, oxigenação, e, para isso, nada melhor do que um sólido trabalho de base que busque a excelência ao lapidar e formar valores necessários para a modernização de nosso cenário”, enfatiza.

Portanto, a proposta é ensinar sobre diferentes aspectos dos desfiles, desde fazer a pesquisa histórica sobre Carnaval até a dança, passando por enredo, confecção de adereços e percussão para integrar a bateria.

Oficinas como essa de bateriaFoto: Acervo/Estação Primeiro de Agosto

As oficinas têm duração de cerca de 10 meses com aulas semanais e são feitas em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado.

Compartilhar a experiência

Quem ministra as aulas são integrantes da escola de samba: Bruno Cândido (produtor musical e musicista), Roberta Porcino (dançarina e rainha do carnaval 2023), Sara Belasco (design), Tobias Terceiro (historiador e antropólogo) e Valdemir Cavalheiro (carnavalesco).

Oficinas como essa de bateriaFoto: Acervo/Estação Primeiro de Agosto

Dessa forma, a proposta é ensinar a teoria a partir das experiências, e manter o espírito do Carnaval em Bauru durante todo o ano. Representa o trabalho de fomentar essa arte feito pela diretoria da agremiação.

“Faz parte de nossa leitura e compreensão do propósito de uma escola de samba: formar e informar as pessoas através da arte. Os ingressantes nos cursos não precisam se vincular à escola, mas, ao verem a seriedade com que atuamos, no mínimo, mudarão a percepção acerca do nosso movimento e do que é o autêntico Carnaval”, comenta Tobias.

Foto: Reprodução/Facebook

Inscrições abertas

Algumas oficinas começaram no fim de abril, outras iniciam em maio, mas todas ainda estão com inscrições abertas, e podem ser feitas neste formulário.

Não há limite de idade (embora seja necessário aprovação dos pais para menores de 18 anos), e não é preciso ter conhecimento prévio sobre os assuntos. Cada turma terá, no máximo, 20 alunos.

Oficinas como essa de bateriaFoto: Acervo/Estação Primeiro de Agosto

Todas as oficinas serão realizadas na sede da agremiação, na Rua Pedro Fernandes, 9-05, Jardim Ferraz. Algumas apresentações e atividades extras podem acontecer fora do local e horários previstos.

Ao final dos dez meses, que devem encerrar em fevereiro de 2024, haverá a apresentação de um espetáculo como forma de encerramento. A ideia é mostrar o conteúdo produzido, reunindo as diferentes linguagens artísticas trabalhadas durante a oficina.

Confira os horários das seis oficinas

  • Dança – Samba no pé – Segunda, das 20h20 às 21h20. Já iniciada.
  • Percussão – Bateria – Sábado, das 14h30 às 15h30. Já iniciada.
  • Produção de artes visuais – fantasias, alegorias e adereços – Terça-feira, das 21h20 às 22h20. Já iniciada. 
  • Desenvolvimento de enredos – pesquisas e elaboração – Sábados, das 15h30 às 17h30. Início neste sábado (29).
  • Gestão e Designer Carnavalesco – Administrativo e publicidade  – Sábados, das 15h30 às 17h30. Início no dia 6/5.
  • Didático Histórico Carnavalesco – história e evolução – Sábados, das 15h30 às 17h30. Início no dia 13/5. *Serão meses de imersão e vivência com personalidades bauruenses cruciais para o desenvolvimento do carnaval através do trabalho – em diferentes setores das escolas de samba e blocos.

Confira tudo sobre as oficinas no Facebook e Instagram da Estação Primeiro de Agosto

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…