De 5 a 7 de maio, o Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” recebe a Comic Fan Fest 2023. O evento é gratuito e as inscrições para as oficinas e concursos são online.

Com programação voltada para a cultura geek, o Comic Fan Fest 2023 conta com oficinas de desenho, roteiro, confecção de cosplay, salas de jogos, palestras com artistas e profissionais das diversas áreas envolvidas, concursos de cosplays e de K-pop, estandes de venda com materiais de colecionismo, inclusive com mesas para desenhistas e escritores poderem interagir com o público.

Comic Fan Fest (Foto: Ricardo Ursulino)

As inscrições já estão disponíveis por meio dos links:

Programação completa da Comic Fan Fest 2023

  • 05/05 (Sexta-Feira)

19h30
– Abertura Oficial dos Estandes, com vendas de colecionáveis e afins

20h
– Cerimonial de Abertura do evento
– Apresentação da Banda e Orquestra Sinfônica Municipal, com músicas de temas de filmes e séries (hall do Teatro Municipal)

  • 06/05 (Sábado)

13h
– Abertura dos Estandes, com vendas de colecionáveis e afins
– Abertura da sala de jogos, com Campeonatos de Card Games e RPG (Biblioteca)
– Abertura da área de alimentação
– Apresentação de dança estilo KPop (Teatro de Arena)
– Início transmissão da programação da rádio online, com entrevistas e músicas de convidados

13h30
– Oficina 1: “Criação de Fanzines” (sala DEA)

16h
– Palestra 1: “Mulheres nos Fanzines e HQs” (Auditório)

17h30
– Oficina 2: “Poesia em Quadrinhos” (sala DEA)

19h
– Palestra 2: “K-POP e Doramas – a Indústria do entretenimento na Coréia do Sul” (Auditório)

20h30
– Concurso Cosplay, com Desfile e Premiação de Cosplayers (Cantina)

  • 07/05 (Domingo)

13h
– Abertura dos Estandes, com vendas de colecionáveis e afins
– Abertura da sala de jogos, com Campeonatos de Card Games e RPG (Biblioteca)
– Abertura da área de alimentação
– Abertura da área do Kpop (Teatro de Arena)
– Início transmissão da programação da rádio online, com entrevistas e músicas de convidados

13h30
– Oficina 3: “Técnica de Stop Motion e Fotonovelas feitas pelo celular e edição de conteúdo” (sala DEA)

15h
– Palestra 3: “Fanzines – do impresso à Web: comunicação, vivências, trocas e amizades” (Auditório)

16h30
– Mesa de redonda com Professores e Alunos da UNESP sobre Quadrinhos

17h30
– Palestra 4: “Quadrinhos no Brasil – Passado, presente e futuro” (Auditório)

18h
Concurso Kpop, com premiação de participantes no concurso de dança no estilo KPOP

19h30
Encerramento com a Banda Yoru (banda estilo anime, na sacada do Teatro Municipal)

Palestrantes e oficineiros

  • Deborah Lima Limão

Formada em Audivisual pela Faculdades Integradas de Bauru – FIB, com cursos nas áreas de edição digital pelo SENAC e no canal Heber Simioni . Atua como uma das participantes do elenco do canal “Cozinha Improvisada”. Como atriz fez papel nos curtas “Bala Mágica” e “O Frio do Mármore”. Foi roteirista e diretora do curta “O Lado Sombrio”. Foi auxiliar de produção da peça “Uma História para Assustar meu Filho”. Além de produzir vários vídeos para o YouTube, como “Livre” e “Angústia”.

PROGRAMAÇÃO:
06/05, às 19h – Palestra “K-Pop e Doramas – A Indústria do Entretenimento da Coreia do Sul”
07/05, às 13h30 – Oficina “Técnicas de Stop Motion e Fotonovelas feitas pelo celular e edição de Conteúdo”

  • Ede Galileu

Foto: Ede Galileu

Ilustrador, artista plástico, quadrinista e arte-educador da cidade de Jundiaí-SP. Aficionado por HQs desde criança, nunca parou de colecionar e, na adolescência, também começou a fazer suas próprias histórias. Trabalhando como ilustrador fez livros para diversas editoras, fazendo também trabalhos de ilustração publicitária, storyboards e até animações. Como autor independente de HQs, já publicou 6 títulos, além dos fanzines, webcomics e participações especiais em outras publicações. Como artista plástico, já foi premiado em diversos salões pelo Brasil e participou de várias mostras de Artes Visuais, além de duas exposições individuais. Hoje é proprietário da Pop-Escola de Arte, onde leciona desenho, histórias em quadrinhos, técnicas de pintura e escultura.

PROGRAMAÇÃO:
07/05, às 17h30 – Palestra “Quadrinhos no Brasil – Passado, presente e futuro”

  • GAS – Grupo de Arte Sequencial

Grupo de estudos criado por alunos da Unesp Bauru, focado no estudo e criação de quadrinhos, animação e seus processos.

PROGRAMAÇÃO:
07/05, às 16h30 – Mesa de Conversa sobre Histórias em Quadrinhos

  • Mateus Faria Lima

Foto: Di Helô

Graduado em Artes Visuais pela Unesp Bauru, Mateus Faria, 28 anos, é músico, gravurista, artista de rua e explorador de processos químicos. Suas produções exploram a sinestesia, a sensibilidade humana e ressignificações contemporâneas. Utiliza técnicas diversas como serigrafia, cianotipia, ilustração, estêncil entre outras. Já ministrou diversas oficinas desde 2017, incluindo oficinas de “Criação de Fanzine”, “Criação de Quadrinhos”, além de trabalhos em conjunto com o SESC Bauru, sendo as mais recentes: “Lambe-lambes com Serigrafia”, “Lambe-lambes com Estêncil” e “Ecobags Experimentais” lecionadas em Janeiro de 2023. É cocriador do Fazine “Nutz Magazine” e fundador do atelier Quadrado Ammarelo.

PROGRAMAÇÃO:
06/05, às 13h30 – Oficina “Criação de Fanzines”

  • Regi Munhoz

Foto: divulgação

Quadrinista, ilustradora, editora independente, artista plástica, arte-educadora e aquarelista é Formada em Pedagogia, com pós-graduação em Metodologia do Ensino de Artes. Estudou Artes Visuais, Filosofia, Políticas Pública, Editoração de HQ e de Livros. Proprietária do Estúdio Regi Munhoz e responsável pela Fora da Gaveta Edições. Participou de várias exposições de artes visuais e caricaturas em espaços culturais e educacionais do Brasil. Além de eventos como a Fanzinada de Santo André, PocCon, Butantã GibiCon e Fusuê Nerd e CCXP(São Paulo) com os vários títulos de fanzines, prints e artes. Ministra aulas de artes, pintura, desenho e origami desde 2000. Com o projeto Pet Ilustrado – Animalândia, trabalha com ilustrações, caricaturas e tirinhas dos animais, muitas vezes fazendo desenho ao vivo. Como fanzineira é autora de “Zureta”, “Animalândia”, “Povo Feliz” e “Cazulo” entre muitos outros!

PROGRAMAÇÃO:
06/05 às 16h – Palestra “Mulheres nos Fanzines e HQs”
06/05 às 17h30 – Oficina “Poesia em Quadrinhos”

  • Renato Luiz Lauris Júnior

Fanzineiro (editor, organizador, criador de fanzines desde 1991), colecionador, pesquisador de fanzines. Entre vários títulos lançados destaca-se “Shit Noise”, “Balaio de Pólvora”, “Com o Diabo no Corpo”, “No Fundo da Gaveta”, “SobreVidas”, “Encruzilhadas” e “Discos que F*** Muitas Vidas”. Ministrou vários workshops, minicursos e palestras sobre fanzines e publicações independentes, organizador da Feira de Fanzines “Nas Margens”, em Barra Bonita, em 2019. Colaborador do Programa Batalha Rock , Rádio de Agudos, com o quadro Zine-se. Atualmente membro do coletivo U-Zinagem: Publicações Independentes. Além disso, é professor de História e Geografia na Rede Pública do Estado de São Paulo, desde 2002.

PROGRAMAÇÃO:
07/05, às 15h – Palestra “Fanzines – do impresso à WEB: comunicação, vivências, trocas e amizades”

  • Thina Curtis

Thina Curtis andreense, mãe, avó, poeta, quadrinista, roteirista, arte-educadora, palestrante e produtora cultural. Organiza a Feira itinerante de Fanzines e Publicações Independentes Fanzinada.

Thina Curtis (Foto: Celso Marchini)

Também é idealizadora do encontro de Quadrinistas do ABC Café Ilustrado & Convidados, encontro para celebrar o Dia Nacional do Quadrinho na região. Premiada ao lado da ilustradora Fabi Menassi na 33ª edição do Angelo Agostini na categoria “Melhor Fanzine de Quadrinhos “com o Fanzine Café Ilustrado. Indicada nos anos de 2013, 2017, 2018, 2019 e 2020 nas categorias melhor evento e Jayme Cortez nos Troféus Angelo Agostini e HQ Mix. Em abril de 2019 se tornou Patrona da Fanzinoteka Municipal de Barueri” Thina Curtis”, na Gibiteka Prof° Max Zendrom. Também recebeu a Femenagem do Instituto Federal Fluminense Fanzinoteca Macaé batizado de “Acervo Feminista Thina Curtis”. Membro de Honra ao lado de Henrique Guimarães na ANZINE (Associação Nacional de Pesquisas Em Fanzines). Participou de várias coletâneas poéticas e de histórias em quadrinhos, exposições nos salões nacionais e internacionais de humor. Na pandemia ajudou construir 3 Gibitecas e Brinquedotecas comunitárias nas periferias de São Paulo e ABC.

Eleita, em 2022, Conselheira da Setorial de Cultura Nerd/Geek em São Bernardo do Campo. Atualmente, foi homenageada pela Contribuição ao Humor Gráfico Brasileiro no 16° Salão Internacional do Humor de Caratinga/MG.

PROGRAMAÇÃO:
06/05, às 16h – Palestra “Mulheres nos Fanzines e HQs”
06/05, às 17h30 – Oficina “Poesia em Quadrinhos”

  • Banda YORU

Tocando juntos desde 2015, um grupo de amigos apaixonados pelo melhor das anisongs tiveram a ideia de criar a banda Yoru, concretizada em 2022, quando se apresentaram no LovComics (Louveira-SP). Com um repertório que vai desde os clássicos até os mais recentes, a banda traz uma energia que atinge os fãs de Animes de todas as idades.
A banda conta com Wendell Alves (voz, guitarra, teclado), Ana Laura Decoló (voz), Marcelo Kobori (baixo), Lucas Oliveira (guitarra, teclado) e Vitor Rocha (bateria).

PROGRAMAÇÃO:
07/05, às 19h30 – Encerramento com a apresentação da Banda Yoru.

Banda Yoru (Foto: Elisete Lopes)

Serviço 
Comic Fan Fest 2023
Data: 5 a 7 de maio
Local: Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” (Avenida Nações Unidas, 8-9)
Mais informações: (14) 3232-4621.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Shopping de Bauru recebe ‘Encontro de Carros Antigos’ neste domingo (19)

Neste domingo (19), o estacionamento externo do Bauru Shopping vai se transformar em um ve…