Em 2012, dois pesquisadores ingleses organizaram um evento e chamaram pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para conhecerem como algumas pesquisas eram feitas em laboratório.
Eles gostaram da experiência e decidiram expandir a ideia, assim surgiu o Pint of Science, projeto internacional que convidam as pessoas para conversar sobre ciência no bar.
Neste ano, o evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio simultaneamente em 26 países. No Brasil, a iniciativa terá programação em 123 cidades, e Bauru será uma delas.
A participação é gratuita e voltada para a sociedade, dispensando inscrições antecipadas.
A programação do Festival Pint of Science na cidade tem a participação da Unesp e Unisagrado. Serão 3 dias de atividades, sempre no período noturno. Confira a agenda:
- 22/05
Fake News e como elas alteram a nossa percepção da realidade
Palestrantes: Ramon Diego e Danilo Rotheberg
Horário: 19h às 22h
Local: Bar Ubaiano – Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, Jardim Colonial - 23/05
Soft skills
Palestrante: a definir
Horário: 19h às 22h
Local: a definir - 24/05
Inteligência Artificial e como elas impactam a sociedade contemporânea
Palestrantes: Isabela Gaspar, Alfredo Ulson
Da ordem ao caos: Contribuições da IA para a Medicina
Palestrantes: Diego Rafael Nespeque Correa e Tiago do Santos de Souza
Horário: 19h às 22h
Local: Bar do Jucks – Av. Nações Unidas, 33-16
No estado de São Paulo, serão 31 cidades participantes e em 15 delas a comissão local conta com professores e alunos da Universidade Estadual Paulista – Unesp: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
Segundo o coordenador do Pint of Science em Bauru, professor Juarez de Paula Xavier, é uma participação histórica da universidade: “Após alguns anos de iniciativas isoladas em algumas unidades, nesta edição a Unesp está mobilizada para um engajamento expressivo em todo o estado”.
Os pesquisadores e especialistas deixam o ambiente das salas de aula para fazerem um brinde à ciência e debater assuntos relevantes de diversas áreas do conhecimento em locais descontraídos como bares e restaurantes.
O formato das atividades do festival pode variar entre palestras, rodas de conversa e até revezamento de cientistas entre as mesas para conversar. Os eventos são gratuitos e abertos a todos os públicos.
Serviço
Festival Pint of Science em Bauru
22, 23 e 24 de maio
A partir das 19h
Projeto gratuito
Conferir locais das atividades
Instagram: @pintsciencebauru