Membro da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, o saxofonista Paulo Vinícius Félix Pereira da Silva, de 24 anos, conquistou o 1º lugar no Concurso Latino-Americano de Saxofone, realizado em Cali, na Colômbia, na última semana.

A segunda edição do Concurso foi dividida em três fases. Na primeira, realizada de forma remota, foi entre fevereiro e março e os participantes enviaram suas gravações para avaliação inicial. A segunda fase foi na Faculdade de Bellas Artes, em Cali, no dia 28 de junho, compreendendo as etapas semifinais. A terceira e mais importante também foi na Faculdade de Bellas Artes, no dia 30 de junho, sendo a grande final, na qual Paulo Vinícius Félix Pereira da Silva sagrou-se vencedor.

A conquista de Paulo Vinícius no Concurso Latino-Americano de Saxofone representa um marco significativo para a Banda Sinfônica Municipal de Bauru, evidenciando a excelência e o talento dos músicos que compõem a instituição.

O atual maestro da Banda, Devanildo Balmant conta que foi o próprio Paulo que decidiu se inscrever no concurso. “Ele é muito determinado. Já chegou avisando que iria para a Colômbia em julho. Então, a gente o preparou, deu algumas orientações, mas o mérito é totalmente do Paulo mesmo. Ele foi sozinho, com a cara e a coragem do brasileiro e do bauruense“, afirma o maestro.

Paulo Vinicius em Cali (Foto: Arquivo pessoal)

Paulo Vinicius e o saxofone

Natural de Bauru, Paulo Vinícius sua jornada musical aos 7 anos de idade, em 2006, no Projeto Guri. Na época, ele tocava trombone. O saxofone entrou em sua vida por interesse próprio, quando decidiu aprender o instrumento para tocar na igreja.

Desde então, a música faz parte de sua vida. Atualmente, ele faz parte da Banda Sinfônica de Bauru e é educador do Projeto Guri, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Confira abaixo o bate-papo com o saxofonista:

– E como foi a escolha do saxofone? Sempre tocou este instrumento ou passou por outros?

Paulo:
Em 2007, eu tive que sair do Projeto Guri, então fui aprender música na igreja e chegando lá eu disse que queria aprender o instrumento que minha irmã Sara tinha aprendido, que era o saxofone. Na aprendizagem, eu passei pelo trombone inicialmente depois saxofone e flauta transversal.

– Como foi participar do Concurso Latino-Americano de Saxofone?

Paulo: Bom, foi o meu primeiro concurso internacional, estava muito preocupado com a viagem. Mas participar do concurso foi esclarecedor, no sentido de como posso continuar evoluindo e estudando a música.

– A etapa final foi em Cali, como foi a experiência de se apresentar em palcos internacionais?

Paulo: Foi incrível se apresentar e poder mostrar um pouco da música brasileira. Além de mostrar como o trabalho é feito aqui no Brasil.

– Você estava confiante da vitória, achava que ganharia em primeiro lugar?

Paulo: Eu não estava confiante, pois em concurso todos os saxofonistas que vão são muito bons, então estava pensando apenas em mostrar o meu jeito de tocar e tocar com leveza ao mesmo tempo. Passar a mensagem que as obras estavam propondo.

– Qual foi o sentimento ao vencer o concurso?

Paulo: Foi um sentimento de que estou no caminho certo e com o trabalho duro podemos alcançar os nossos objetivos.

– E agora, quais são os planos para o futuro?

Paulo: Agora, eu quero fazer meu mestrado e continuar mostrando a música brasileira aonde eu for levando o nome de Bauru comigo.

Foto: Arquivo pessoal

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…