As inscrições para o 5º Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior começaram na última quinta-feira (13) e seguem até 31 de julho

O festival promove a circulação de obras audiovisuais produzidas em Bauru e demais cidades do interior e litoral de São Paulo.

Podem participar das mostras curtas-metragens de ficção, animação e documentário, curtas experimentais, videoclipes e videoartes que foram produzidos nos últimos três anos nessas localidades, com exceção da Capital. O evento é totalmente gratuito e em formato híbrido.

Com quatro edições já realizadas (2014, 2018, 2019 e 2021), o Filma Bauru busca ampliar a formação de público para produções cinematográficas regionais através de mostras não-competitivas e competitivas, bem como promover atividades formativas e a fomentação deste mercado no Interior, favorecendo a descentralização das atividades culturais historicamente concentradas nas capitais do País.

Além disso, a programação também terá oficinas para alunos do ensino médio de escolas públicas de Bauru, mesas temáticas e atividades formativas voltadas aos produtores profissionais, amadores e estudantes de audiovisual.

Exibição em praça da terceira edição do Filma Bauru em 2019 (Foto: Conrado Dacax)

Formato híbrido no 5º Filma Bauru

Neste ano, além das transmissões online, o Festival retoma a execução de sessões presenciais, tradicionalmente feitas em auditórios e praças públicas de Bauru. Elas foram suspensas excepcionalmente na edição de 2021, devido à pandemia da Covid-19.

As exibições dos produtos selecionados serão realizadas de 3 a 7 de outubro de 2023, com premiação do curta-metragem que for melhor avaliado nas quatro categorias da mostra competitiva.

“Inclusive, um dos pilares do evento é a acessibilidade. Assim, todas as obras participantes serão gratuitamente traduzidas em Libras por uma intérprete contratada pela organização do Festival, e as apresentações e cerimônias terão janela de Libras”, ressalta Paula Marques, coordenadora geral do 5.º Filma Bauru.

Frame de apresentação de cerimonia de 2021

Realização 5º Filma Bauru

O 5.° Filma Bauru é realizado pelo Plano Conjunto – Coletivo Audiovisual de Bauru, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O Festival conta com apoio da Secretaria de Cultura de Bauru, Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Cinemateca Digital Bauruense e Jornal da Cidade/JCNET.

Serviço

As inscrições dos filmes, tanto para as mostras competitivas quanto para as não-competitivas, devem ser feitas entre 13 e 31 de julho, em formulário disponível no site do Filma Bauru: www.filmabauru.com.br

Já as exibições das obras selecionadas serão realizadas de 3 a 7 de outubro de 2023 em Bauru com transmissão simultânea no canal do YouTube do Festival.

A programação e regulamento completos do 5.º Filma Bauru estão disponíveis no site do evento. Mais informações no Instagram @filmabauru ou pelo e-mail [email protected].

*Com informações de Larissa Bastos, assessora de imprensa do 5° Cine Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…