A partir das 12h desta sexta-feira (21) começa a Exposição Escultura Kaingang no Museu Ferroviário Regional de Bauru. 

A exposição é uma homenagem à indigena Vanuíre, conhecida pelo papel na pacificação entre Kaingang e colonizadores. A escultura figurativa de Vanuíre foi criada pelo artista brasileiro Victor Harabura e fica temporariamente em exibição no museu.

Victor Harabura, artista visual e escultor formado em Artes Visuais e História pela Unesp, desenvolveu a escultura como uma homenagem à Vanuíre após se aprofundar na história dos Kaingang e no conflito entre os indígenas e os colonizadores. A obra anterior de Harabura, uma escultura Kaingang, também está em exibição no Museu Ferroviário.

É possível saber mais sobre a exposição, sobre Vanuíre e processos criativos no site www.esculturavanuire.com.

Victor e escultura em homenagem à Vanuíre

Oficinas gratuitas de modelagem em Bauru

Antes mesmo da exposição, Victor Harabura ministrará oficinas gratuitas de modelagem básica do rosto humano. Elas ocorrem nos dias 19, 20 e 21 de julho no Museu Ferroviário de Bauru.

Cada oficina tem duração de três horas e são destinadas a crianças e adolescentes. Ao todo, há 15 vagas. Os materiais serão fornecidos de forma gratuita.

As inscrições podem ser feitas entrando em contato com o museu por meio do telefone (14) 3212-8262 ou por meio do formulário online neste link

Escultura em homenagem à Vanuíre

Kaingangs: os primeiros bauruenses

A história dos Kaingang remonta ao território ocupado entre os rios Tietê e Paranapanema, no Brasil, que se estendia até o rio Paraná. 

Com a expansão colonial europeia, essas aldeias indígenas foram dizimadas, especialmente durante a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil no início do século XX. 

A indígena Vanuíre desempenhou o papel na pacificação das comunidades indígenas. Atualmente, os Kaingang estão divididos em duas terras indígenas, uma delas chamada Terra Indígena Vanuíre, em Arco-Íris, e a outra Terra Indígena Icatu, em Braúna, ambos no estado de São Paulo.

Realização

O projeto Escultura Índia Vanuíre foi financiado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac) e tem o apoio da Secretaria de Cultura. O projeto conta com a consultoria de Juracilda Veiga, antropóloga especializada em questões Kaingang, e Edson Fernandes, historiador especializado na ocupação da região centro-oeste paulista.

A exposição ainda tem curadoria da Prof.ª Dr.ª Tarcila Lima da Costa, docente do curso de Artes Visuais na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac).

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…