Neste domingo (23), tem Red Skywalker Sessions – Arraiá Sounds no Bauru Skate Park. O evento começa a partir das 16h e reúne apresentações musicais, discotecagem, feira de vinil e praça de alimentação. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.

Entre as atrações estão Jah Nilo Red Skywalker, Ovni, Gabriel PG, Mya Akoma, Muta3Man, Poexistindo, Bebe Pacheco, Ouro Dmina e Fernando Prado.

Reggae em evidência

Realizado desde 2016 de maneira independente pela produtora Red Skywalker, esta é a primeira vez que o Arraiá Sounds ocorre em parceria com a Prefeitura de Bauru. Com o patrocínio do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) promovido pela Secretaria de Cultura de Bauru, o evento tem como objetivo ampliar o acesso a atividades artísticas, principalmente voltadas às linguagens marginalizadas, para públicos de diferentes idades.

Danilo Lordelo, conhecido como Jah Nilo Red Skywalker, é um dos fundadores e diretores do evento. Além de multi-instrumentista, Jah Nilo também é técnico de som, e foi um dos pioneiros na difusão da cultura do reggae na cidade de Bauru.

A música me acompanha desde cedo. Sempre busquei minha expressão artística e conexão através dos ritmos do reggae“, explica Jah Nilo.

Adepto da cultura Rastafari, o músico e produtor também incentiva e trabalha com artistas independentes, realizando gravações e produções coletivas através da produtora Red Skywalkers. “Busco fortalecer o movimento do reggae nacional e difundir os princípios fundamentais da cultura rastafari“.

O nome “Red Skywalker” – traduzido literalmente como “peregrino do céu vermelho”- , carrega uma importância “filosófica”, de acordo com Jah Nilo. “Representa minha trajetória, minha produtora musical e um grupo de músicos e artistas que compõem esse movimento”.

Com a produtora em funcionamento desde 2005, Jah Nilo já produziu diversos artistas bauruenses, e chegou a trabalhar com o músico Danny Red, expoente do reggae jamaicano britânico.

Além disso, Jah Nilo possui o SoundSystem, um sistema de som feito especificamente para as potências graves do reggae. É um “paredão” construído artesanalmente por caixas de som, amplificadores e toca-discos, o SoundSystem também é um dos símbolos mais importantes da cultura do reggae jamaicano desde os anos 40.

Foto: Arquivo pessoal

Fomento à cultura

Pensando no objetivo de fortalecer a cultura local, o Arraiá SoundSystem convida quatro artistas para formar a programação: Ovni e Gabriel PG, músicos bauruenses que compõem o Red Skywalker, juntamente com os artistas Mya Akoma e Muta3Man, convidados diretamente de São Paulo, se apresentam ao longo do dia com repertórios autorais.

A Red SkyWalker também promoveu um chamamento público para artistas bauruenses terem os trabalhos produzidos no estúdio do Red Skywalker. Assim, Fernando Prado, Poexistindo Marginal e Bebé Pacheco e o grupo de rap feminino Ouro D’Mina foram selecionados pela iniciativa para realizarem um espetáculo no evento.

Luara Lua, diretora executiva do Red Skywalker Sessions – Arraiá Sounds, alega que a ação possui “forte componente social” ao promover o “talento artístico” de artistas bauruenses. “Esse chamamento vai além do palco. Queremos oferecer suporte, orientações e recursos para que esses artistas se desenvolvam musicalmente“, declara.

A diretora também reforça a importância da economia local presente no evento. Com barracas de comidas e brincadeiras típicas de festa junina, o Arraiá ‘julino’ foi construído pensando no “lazer para todas as famílias”, e pretende apoiar e divulgar pequenos produtores de alimentos, artesanatos e vendas de vinil.

É uma oportunidade para toda a população, desde crianças até adultos e idosos, vivenciarem a cultura de paz e solidariedade do reggae“, finaliza Luara.

Serviço

Red Skywalker Sessions – Arraiá Sounds
23 de julho
Das 16h às 22h
Bauru Skate Park (Rua Araújo Leite, 37-28, Vila Universitária, Bauru-SP)
Entrada gratuita
Classificação livre
Instagram: @redskywalkersounds

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…