A partir das 9h desta quinta-feira (03), o espaço cultural “Leônidas Simonetti”, situado no prédio da rádio 94 FM de Bauru, recebe duas exposições em homenagem aos dez anos do projeto ‘Memórias do Rio Tietê’.

A primeira é a mostra ‘Memórias do Rio Tietê’, exposição itinerante que completa 10 anos. Ela reúne painéis que retratam diversos pontos do Rio Tietê, desde a nascente até a foz. Além disso, os visitantes podem visualizar amostras de água da nascente, em Salesópolis-SP, da capital paulista e uma amostra do rio em Barra Bonita, município a 75 km de Bauru.

Complementa o ambiente, um vídeo editado a partir de fotos do ‘Livro do Tietê’ com imagens históricas registradas em 70 páginas pelo arquiteto Ricardo Otake.

O jornalista Luís Roberto Tizoco, responsável pelo projeto ‘Memórias do Rio Tietê’, ainda realizará palestra no local durante as visitas agendadas por grupos e escolas.

Para completar as comemorações, o projeto ainda traz a mostra fotográfica ‘Aves e Animais do Rio Tietê’, do professor e fotógrafo Glauco Tonello. A exposição reúne oito painéis com imagens exuberantes e flagrantes da fauna do Rio Tietê no interior de São Paulo.

Glauco fez as imagens a partir do próprio caiaque navegando pelo Tietê ou em pontos próximos durante 12 anos. O material da exposição faz parte do acervo do Memorial do Rio Tietê em Barra Bonita-SP.

Um década do projeto ‘Memórias’

Iniciado em 2013, o projeto Memórias teve como base as palestras apresentadas pelo jornalista Luís Roberto Tizoco em ‘Écomigo’, projeto de educação ambiental. Esse primeiro formato apresentava o conceito de responsabilidade individual em relação ao meio ambiente.

A chance de expandir o trabalho por meio da história do Rio Tietê surgiu com uma parceria com a ONG Mãe Natureza e com o apoio do presidente da entidade, o capitão Hélio Palmesan.

Durante dez anos, o projeto fez palestras que levavam fotografias e informações para as salas de aula, local em que abordava também a importância do Rio Tietê para o desenvolvimento do estado de São Paulo.

De acordo com os organizadores, durante essa década, o projeto atingiu aproximadamente 40 mil pessoas de diferentes faixas etárias. De crianças à terceira idade, passando por empresas e entidades de Bauru e região.

Serviço

Exposições comemorativas aos 10 anos do projeto ‘Memórias do Rio Tietê’
Período: 03 a 30 de Agosto
Horário: Segunda a sexta-feira das 09h às 17h
Local: Espaço Cultural ‘Leônidas Simonetti – 94 FM’ (Rua Marcos Augusto Genovez Serra, 3-35 – Vila Regina (Atrás do Bauru Shopping)
Visitas em grupos podem ser agendadas pelo telefone (14) 2108-9490 com Fabiana Simonetti

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Revista de Bauru abre inscrições para trabalhos de artistas mulheres

Com o tema “Pluralidade da Mulher Brasileira”, a 4ª edição da Mostra de Arte Helenas está …