Festival de Inverno de Bauru ocorre nesta quinta (10) e sexta-feira (11) em Bauru. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura de Bauru, é gratuito, aberto ao público e tem diversas apresentações musicais. Haverá show de música erudita, jazz, bossa nova, MPB e rock.

Neste ano, em virtude da reforma do Teatro Municipal, o Festival será realizado na Sede da Banda e Orquestra Sinfônica Municipal, na rua Saint Martin, 15-51, no Centro.

Mesmo com entrada gratuita, é necessário retirar os ingressos no local uma hora antes do evento. O Festival de Inverno de Bauru começa às 19h na quinta-feira, e às 20h na sexta-feira.

Confira mais informações sobre as atrações do Festival de Inverno em Bauru

Quinteto Copaíba

A primeira noite de apresentações será aberta às 19h com música erudita. O Quinteto Copaíba vai executar repertório de músicas francesas escritas para quinteto de sopros e obras orquestrais adaptadas para essa formação, como óperas, sinfonias e cameratas. O grupo se apresentará com Leonardo Rodrigues (trompa), Beatriz Esteves (clarinete), Leonardo Moraes (clarinete), Victória Ávila (flauta) e Paulo Henrique Maurício Junior (saxofone), que neste Festival substituirá o saxofonista Paulo Vinícius Félix.

O Quinteto Copaíba foi criado neste ano, mas os músicos trazem na bagagem anos de experiência, tanto na Banda e Orquestra Sinfônica de Bauru, quanto em outras formações. O nome homenageia a árvore nativa brasileira e que também é um dos cartões-postais da cidade, com um frondoso exemplar tombado pelo patrimônio histórico na quadra 19 da avenida Getúlio Vargas.

Lizeth e Val

O experiente duo formado pela vocalista Lizeth e pelo violonista e baixista Wal dá sequência às apresentações da noite com o show ‘Influência do Jazz’. No show, a dupla vai apresentar repertório de MPB com elementos do jazz, explorando interpretações mais livres, com harmonias mais complexas e momentos de improvisação.

Wal é multi-instrumentista, tendo iniciado sua carreira em 1986, como autodidata. Posteriormente aprimorou seus conhecimentos musicais no Conservatório de Tatuí. Desde então, vem se apresentando não apenas em Bauru, mas também em diversas outras cidades, com destaque para a música popular brasileira. Lizeth começou sua carreira profissional em 1987 como cantora de baile e se apresentando em bares e casas noturnas em Bauru. Formou-se em música pela Universidade do Sagrado Coração e em canto pelo Conservatório de Tatuí. É professora de iniciação musical, já realizou diversos eventos e festivais de música e integrou outros grupos musicais na cidade.

Vitória Cação Quarteto

A terceira atração do Festival de Inverno será o quarteto liderado pela cantora e compositora Vitória Cação com o show ‘Novo Amor’. O repertório autoral no estilo ‘bossa nova popular’, definido pelo grupo como o gênero que promove o encontro entre jazz e MPB, especialmente a bossa nova tradicional, mas com estrutura mais popular e apresentada de forma leve e bem-humorada. O quarteto é formado por Vitória Cação (voz e violão), Leonardo Teixeira (baixo), Marcos Milito (bateria) e Thomas Ishida (guitarra).

Raioz Jazz Trio

A primeira noite vai terminar ao som do trio jazzista liderado pelo baterista Luiz Manaia, o ‘Ralinho’. Ao lado dele, Roger Pereira (teclado) e Fernando Lima (baixo). Juntos, apresentarão repertório calcado em arranjos próprios para obras de mestres do jazz, como John Coltrane, Herbie Hancock, Tom Jobim, Charlie Parker e Chick Corea. O público pode esperar bons momentos de improvisação e dinâmica, tendo como base a pulsação suingada característica do baterista Ralinho. Amputado da perna esquerda, Ralinho também ficou conhecido pela maneira como adaptou o instrumento, acionando o conjunto de pratos ‘hit-hat’ (chimbal) com o ombro, em vez do pé, o que torna sua música única e envolvente. Parceiro de trabalhos com celebridades da música, como o saxofonista Derico, ao longo da carreira, Ralinho gravou diversos álbuns, sendo o mais recente ‘Raloz Jazz Bebop Session’ (2016).

Rock Sinfônico

A segunda noite do Festival de Inverno 2023 começa um pouco mais tarde, às 20h, e será de fusão de estilos. Os músicos da Banda e Orquestra Sinfônica apresentarão arranjos sinfônicos para clássicos do rock mundial, mostrando que a música popular pode se tornar surpreendente a partir de novas roupagens. Os regentes Devanildo Balmant e Paulo Gomes se revezarão na batuta. Sob seu comando, cerca de 90 músicos em cena executarão repertório de ícones do rock, como Rolling Stones, Led Zeppelin, The Doors, John Lenon e Van Halen. Vale a pena conferir.

Serviço

Festival de Inverno de Bauru 2023
Dia 10/08 (5ª feira), às 19h
Dia 11/08 (6ª feira), às 20h
Local – Sede da Banda e Orquestra Sinfônica – rua Saint Martin, 15-51 – Centro
Entrada gratuita – os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do evento em cada noite

* Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…