O 5.º Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior, que promove a circulação de obras audiovisuais do Interior e Litoral do Estado – oferece oficina totalmente gratuita de criação de curtas-metragens para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Bauru. As inscrições já estão abertas e vão até 27 de agosto, pelo site www.filmabauru.com.br.

Nas aulas, que serão presenciais, os estudantes aprenderão os conceitos e técnicas básicas para produção de um curta-metragem (em geral, filmes cinematográficos de até 30 minutos), do roteiro à edição.

Além disso, os curtas realizados pelos jovens na oficina receberão interpretação em Libras e serão exibidos em sala de cinema durante a cerimônia de encerramento do 5.º Filma Bauru, em 7 de outubro, e transmitidos pelo YouTube.

Já em sua 5.ª edição, o Festival tem como objetivo ampliar a formação de público de produções cinematográficas regionais, promovendo, assim, a descentralização das atividades culturais, historicamente concentradas nas capitais do País.

Para isso, realiza ações formativas gratuitas e mostras competitiva e não-competitiva de curtas-metragens produzidos entre 2021 e 2023 no Interior e Litoral do Estado, exceto Capital. Em breve, serão abertas as inscrições para as mesas formativas. Já o período de envio de obras para as mostras terminou em 6 de agosto último.

Conteúdo e cronograma das oficinas de curtas-metragens

Dia 1 – 5/9 – Introdução

Apresentação dos princípios fundamentais do processo de produção audiovisual e conhecer as etapas de produção e as principais áreas que compõem o setor.

Dia 2 – 12/9 – Pré-produção: roteiro e viabilização

Estudo da estrutura de um roteiro clássico, como escrever um roteiro e quais as demandas de produção de uma obra audiovisual. Início da escrita coletiva do roteiro do curta-metragem e finalização do primeiro tratamento do roteiro do curta-metragem.

Dia 3 – 19/9 – Produção

Abordagem do uso de equipamentos de áudio e som para a gravação de materiais audiovisuais a partir de um roteiro. Gravação de imagens que, após a montagem, farão parte do curta-metragem.

Dia 4 – 26/9 – Pós-produção

Processo de pós-produção de um curta-metragem, com prática de ferramentas básicas de edição.

Serviço

A oficina gratuita de criação de curtas-metragens será nos dias 5, 12, 19 e 26 de setembro, terças-feiras, das 14h às 18h, na Pracinha da Cultura (antigo CEU das Artes), na quadra 2 da rua Maria José Silvério dos Santos, no Núcleo Habitacional Arlindo Viana.

São 15 vagas para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Bauru. As inscrições vão até 27 de agosto pelo www.filmabauru.com.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Instagram (@filmabauru) ou pelo e-mail [email protected].

*Com informações da assessora de imprensa Larissa Bastos

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…