Desde o início do mês de setembro, a Galeria Municipal Angelina W. Messenberg recebe a exposição ‘Corpo-Terra’, do artista Gilberto Junior, que tem como foco a terra como material de produção. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Obras da exposição

Com curadoria de Renata Felinto – professora doutora da Unesp -, a exposição contempla pinturas, vídeo performances e instalações. Neste trabalho, o artista mostra como utiliza tintas naturais na produção e vê a relação do corpo com a terra, bem como a relação dos processos e materiais artísticos com o meio ambiente.

Segundo Renata, Gilberto Junior “restabelece e aprofunda o sentimento de conexão com a terra, sensibilizando o nosso olhar para diferentes cores, texturas e a simples complexidade dos materiais naturais”, afirma, indicando como a exposição pensa na relação harmoniosa com o meio de vida.

“Gilberto evidencia suas heranças afro-baiana e paulista caipira, refletindo sobre sua linhagem para além do doutrinamento homogeneizado da historicidade oficial”, aponta a curadora.

Obras da exposição

A exposição segue até o dia 28 de outubro e conta com o fomento municipal da Secretaria de Cultura de Bauru, por meio do edital de Contratação de Projetos para Exposição Individual de Artes Visuais (edital 574/2022). 

É possível também fazer agendamento para grupos, que terão acompanhamento com monitoria, pelo link da exposição.

Sobre a artista Gilberto Junior

Artista e arquiteto urbanista, mestrando em Artes Visuais, Gilberto Junior já participou de exposições e salões de arte. 

Foto: Reprodução/Instagram

No momento, ele estuda a aplicação de tecnologias ancestrais na arte contemporânea, por meio da utilização de materiais naturais, tendo como foco a terra como material de produção, em forma de tintas, suportes e intervenções. 

Utilizando como principal linguagem a pintura, que se desdobra em outras linguagens como performances, grafite, arte ambiental, instalações e art specific, Gilberto reforça a ancestralidade nas obras.

Sobre a curadora da exposição

A curadora Renata Felinto é doutora em Artes Visuais IA/Unesp, especialista em Curadoria e Educação em Museus de Arte MAC/USP, Fellowship Post-Doctoral Center for Africana Studies, University of Pennsylvania, professora adjunta licenciatura em Artes Visuais e PROFARTES URCA/CE, colaboradora na especialização em Gestão Cultural Contemporânea Escola Itaú, Associada ABCA, 3ºPrêmio Select de Arte e Educação e Prêmio PIPA 2020 com participações exposições no Brasil e no exterior.

Serviço
Exposição ‘Corpo-Terra’
Endereço: Galeria Municipal Angelina W. Messenberg no Teatro Municipal – Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro
Data: De 1º de setembro a 28 de outubro. De segunda a sexta, das 9h às 17h. E sábado, das 13h às 18h.
Entrada: Gratuita
Informações: @gilbertojuniorpinturacomterra
Agendamento de grupos com monitoria: formulário no Google.

Obras da exposição

Obras da exposição

Obras da exposição

Obras da exposição

Obras da exposição

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…