A responsabilidade do homem com o próprio corpo é uma preocupação de saúde pública, conforme revelam dados encontrados em diferentes pesquisas:

– 62% dos homens no Brasil só vão ao médico após sintoma insuportável;

– Um terço dos homens não tem o hábito de ir ao médico. Desses, metade não vai porque acredita que não precisa;

– 70% das pessoas do sexo masculino procuram um consultório médico somente se tiverem a influência de esposa ou filhos;

– Homens brasileiros vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres;

– Doenças cardiovasculares acomete mais homens que mulheres.

Por isso, o Novembro Azul conscientiza sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. O foco da campanha, criada há 10 anos, é o câncer de próstata, que atinge um a cada seis homens. É o tipo mais incidente entre os homens e o segundo mais letal, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Entretanto, o mês serve também como um estímulo para cuidar da saúde como um todo. “O período da campanha é um momento ímpar para o homem poder checar a próstata, mas também avaliar toda a saúde. Vira uma oportunidade para fazer exames e conversar sobre as queixas no corpo”, comenta Dr. Bruno Felipe Souza, urologista de Bauru.

Metade dos homens nunca foi ao urologista

Na especialidade do Dr. Bruno, a situação é ainda mais preocupante. Segundo o médico de Bauru, metade dos homens nunca foi a um urologista, conforme indicam os dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). 

“Tem um aspecto da figura masculina que representa virilidade, que acaba deixando de lado esse cuidado”, conta. 

Outra questão para o homem não visitar o urologista é pelo tabu relacionado à área, especialmente por lidar com problemas sexuais e pelo preconceito com o exame de detecção do câncer de próstata.

Especializado no aparelho urinário masculino e feminino, o médico urologista também trata doenças do aparelho reprodutor masculino, como prostatites, ISTs, disfunção erétil, ejaculação precoce, problemas hormonais, doenças relacionadas ao rim (cálculos, pedras, etc) e infecções urinárias, bem como tumores em próstata, rins, pênis, bexiga e testículos.

Cuidados para evitar doenças urológicas

O Dr. Bruno ressalta que os cuidados do homem com o próprio corpo podem começar em casa. A higiene pessoal é básica para manter a saúde, como banho diário e cuidado localizado. Além disso, tomar água ajuda a evitar problemas nos rins. Se tratando de relações sexuais, os preservativos são a melhor forma de evitar transmissão de doenças.

Já para o câncer de próstata não existe prevenção, e sim diagnóstico precoce. Além disso, hábitos saudáveis – como alimentação com menos gordura e exercícios físicos – contribuem para evitar o crescimento dos tumores benignos.

Outro ponto incomum entre os homens na prevenção de problemas urológicos é o diálogo. “A internet permite acesso à informação. Mas realmente tomar a atitude de falar com esposa e amigos, buscar, avaliar, ir ao médico e tirar dúvidas, isso é o mais importante”, comenta Bruno.

A importância da consulta

Ainda assim, ir ao médico com regularidade para check ups e exames é necessário, especialmente para quem tem vida sexual ativa. Segundo o Dr. Bruno, o tempo ideal entre as consultas é pelo menos a cada um ano.

A consulta costuma envolver uma conversa e, em seguida, uma avaliação e exames físicos em pênis, testículos e próstata, mas sem dor. É o melhor momento para perder a vergonha e tirar dúvidas, pois a consulta é um sigilo entre paciente e médico.

O acompanhamento médico é ainda mais essencial para aumentar as chances de cura do câncer de próstata, já que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. São dois exames realizados pelo médico para identificar a doença: o toque retal, que dura menos de 7 segundos, e o PSA, com a coleta de sangue.

“Eles são complementares, ou seja, apenas os dois juntos entregam uma avaliação ideal. O paciente pode apresentar um exame de sangue normal e ter o toque retal alterado. E o inverso também”, explica o médico de Bauru. 

Novidade em tratamento

Caso o paciente tenha o diagnóstico de uma doença, o urologista propõe tratamentos, que podem ser desde o uso de antibióticos a procedimentos cirúrgicos.

Recentemente, o Dr. Bruno agregou um novo forma de tratamento em seu consultório. “Para a hiperplasia prostática benigna [crescimento benigno da próstata], agora pode ser utilizado um laser que enuclea a próstata aumentada (Holep) ou se aplicar vapor de água para redução do tamanho (Rezum), ao invés de se fazer a raspagem, que é mais comum”, explica.

Troféu pela contribuição com a cirurgia robótica

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é outro procedimento realizado pelo urologista, voltada especialmente para tratar o câncer de próstata. Segundo o médico – que atua em um hospital que possui um dos cerca de 100 robôs disponíveis do país -, o procedimento diminui os riscos de incontinência e disfunção erétil.

“O aparelho aumenta de dez a 15 vezes a imagem e traz movimentos que a mão humana não consegue fazer. Ele anula o tremor natural do médico, pois capta 1,3 mil movimentos por segundo”, finaliza.

publieditorial

Serviço
Dr. Bruno Felipe Souza | CRM 150113 | RQE 76471
Endereço: Clínica Integra. Av. Comendador José da Silva Martha, 3-30 – Jardim Estoril
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 12h, e 13h às 18h
Contato: (14) 3313-6740 | (14) 3235-3350
Site: www.drbrunofelipe.com.br
Instagram: @drbrunofelipe.urologista
Facebook: /drbrunofelipesouza
Youtube: /DrBrunoFelipe

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…