Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico. Não ficar muito sentado e nem exagerar no tempo em pé. “Quanto mais se movimenta, mais saudável é a coluna”, afirma o especialista com mais de dez anos de experiência na área.

“Se você ficar muito tempo sentado, a gravidade age pressionando a coluna. Ao levantar é como se a coluna estivesse respirando. Ficar muito tempo em pé, dá no mesmo. Ou seja, ser mais dinâmico na troca de posição previne problemas”, explica.

Especialista em coluna vertebral

Agora, se a dor na coluna já é um incômodo, principalmente para quem tem hérnia de disco, a indicação é fisioterapia como forma de evitar remédios (que podem mascarar o problema) e cirurgias.

Roni é o responsável pela unidade do ITC Vertebral em Bauru. Completando 10 anos na cidade, a franquia é focada no tratamento de patologias da coluna vertebral, da cervical à lombar. 

O instituto combina as técnicas de terapia manual com uso de tecnologias para o fortalecimento do corpo. O resultado é uma eficácia de 96%, garante o fisioterapeuta. “Tem gente que chega com recomendação de cirurgia, sem acreditar na recuperação. Depois do tratamento, até se surpreende quando volta a fazer as atividades do dia a dia sem dores”, relata.

Especialista em coluna vertebral

Franquia nacional

Para chegar a esse resultado, Roni conta com o apoio da franquia nacional, que atualmente possui mais de 80 clínicas no país. O instituto usa essa estrutura para avaliar a eficácia do tratamento, tendo um grupo de revisão científica, congressos nacionais e encontros regionais.

O ITC Vertebral foi criado em 2006 pelo Dr. Helder Montenegro. Fisioterapeuta, professor e organizador de congressos internacionais, ele é o atual presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna.

Tecnologias para a coluna vertebral

Outro aspecto essencial para o trabalho do ITC Vertebral é o uso da tecnologia, especialmente dois aparelhos:

  • Mesa de tração computadorizada: o aparelho usa um computador para programar uma forma específica para aumentar o espaço da coluna de cada paciente, descomprimindo o nervo. Com isso, alivia a dor, recupera a postura e aumenta a flexibilidade.

Equipamento para tirar a dor na coluna

Equipamento para tirar a dor na coluna

  • Mesa de descompressão: o foco é o total controle do fisioterapeuta, que realiza técnicas para a mobilidade da coluna vertebral com movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação.

Equipamento para tirar a dor na coluna

Somado aos dois aparelhos, o fisioterapeuta utiliza técnicas de fortalecimento muscular, fisioterapia manual (a fim de devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem provocar dor) e o método Mckenzie (exercícios personalizados de movimento de acordo com a preferência do paciente).

Tratamento das patologias

O tempo de tratamento e a combinação de práticas e tecnologias durante as sessões (que podem durar até 60 minutos) dependem do paciente, do caso e da avaliação inicial. Tudo planejado com o objetivo de tratar a patologia da coluna vertebral, garante Roni.

“O tratamento aqui elimina a causa do problema, seja instabilidade, bloqueios articulares, pinçamento do nervo, etc”, enfatiza o profissional. 

“Depois, nós devolvemos a qualidade de vida e a capacidade de se movimentar, orientando para uma atividade física, seja pilates, academia, caminhada e por aí vai. Nós permitimos que ele seja o mais ativo possível”, acrescenta.

Especialista em coluna vertebral

Formado há 13 anos, o bauruense conheceu a fisioterapia por meio do sonho de ser jogador de futebol. Depois da graduação, resolveu ir a Presidente Prudente para se especializar em osteopatia (especificamente para a coluna vertebral) e terapia manual.

Especialista em coluna vertebral

Logo que começou a trabalhar na área, encontrou o ITC Vertebral. “Já fazia sentido com muitos casos que eu atendia. Com a clínica, pude focar nessa região do corpo e ter uma estrutura mais eficaz”, relata.

Lidando com um problema crônico – que já afetou mais de 600 milhões de pessoas no mundo -, Roni celebra uma década à frente da franquia feliz com a resposta das pessoas. “Melhorar a qualidade de vida dos pacientes, e ver ele agradecer, te tratar como família, é um dos aspectos mais prazerosos da profissão”, finaliza.

Especialista em coluna vertebral

publieditorial

Serviço
ITC Vertebral
Endereço: Rua Machado de Assis, 17-53 – Jardim Nasralla
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 20h. Sábados, das 8h às 11h
Contato: (14) 98124-9559
Instagram: @itcvertebralbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Médico de Bauru explica benefícios de novo tratamento para a próstata inchada

Rezum. Esse é o novo tratamento para a hiperplasia benigna de próstata, condição popularme…