Mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) faz testes rápidos e gratuitos de Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C em Bauru.

Para realizá-los, é preciso fazer o agendamento pelo número (14) 3234-2576 e comparecer no dia com documentos pessoais. 

Uma amostra do sangue é retirada e os resultados ficam prontos entre 30 minutos e 1 hora. 

Os testes são feitos de segunda a sexta-feira das 7h às 11h30 e o CTA oferece declaração de comparecimento para os trabalhadores que precisam se ausentar para cuidar da saúde.

Todavia, o local fica aberto até às 17h para outros serviços de saúde, como distribuição gratuita de preservativo interno e externo, gel lubrificante e teste rápido de HIV, que pode ser feito em casa pelo próprio paciente com uma amostra de saliva. 

“Geralmente, o teste rápido para detecção de HIV é bom para levar para um amigo que trabalha e, muitas vezes, não consegue um horário para passar aqui ou até mesmo quem tem vergonha de vir fazer o teste”, informa Débora Tímpano, atendente do CTA de Bauru.

No caso da testagem dar positivo, o próprio centro médico realiza o encaminhamento para o início do tratamento.

“A pessoa já sai daqui com consulta marcada e tudo certo para o início do tratamento”, informa Débora.

Em Bauru, o único órgão que trata as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é o Centro de Referência de Moléstias Infecciosas (CRMI), situado na rua Silverio Sao João, SN – Centro. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Social Bauru (@socialbauru)

PEP e PrEP em Bauru

Outros serviços oferecidos pelo CTA de Bauru são a PEP (Profilaxia Pós-Exposição Sexual) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). 

A PEP consiste em medicamentos capazes de reduzir o risco de infecção pelo HIV após uma exposição de risco. Essas exposições incluem relação sexual desprotegida, quando a camisinha estoura ou ainda acidentes com objetos perfurantes durante atividades laborais ou corriqueiras.

“Muito profissionais de saúde e os profissionais que trabalham com atividades de risco, como coleta de lixo, passam por aqui também para iniciar o tratamento com PEP após um acindente”, conta Débora.

Em qualquer uma dessas situações, o protocolo com a PEP deve ser iniciado imediatamente ou em até 72 horas para surtir efeito. No CTA, há a distribuição dos medicamentos de forma gratuita, além de acompanhamento médico até o fim do tratamento, que dura cerca de 30 dias. 

No caso em que esses acidentes ocorrem fora do horário de atuação do CTA, o indicado é recorrer à UPA (Unidade de Pronto Atendimento). As UPAs do Mary Dota, Geisel, Ipiranga e Bela Vista iniciam a medicação de emergência e depois realizam o encaminhamento para o CTA.

Já a PrEP é o inverso. São comprimidos tomados antes das relações sexuais. Eles preparam o organismo para enfrentar um possível contato com o HIV. Profissionais do sexo, pessoas que evitam o uso de preservativos e pessoas que se relacionam com pessoas com o vírus do HIV estão no rol de quem normalmente toma PrEP. 

A PrEP é prescrita por um médico infectologista, que também realiza o acompanhamento durante o tratamento de prevenção.

O CTA é um braço do SUS, por isso todos os serviços são gratuitos. De distribuição de medicamentos a testes e preservativos.

Qual é o diferencial do CTA?

Como se trata de um Centro de Testagem e Aconselhamento, o foco do local são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), mais precisamente a prevenção, orientação e tratamentos das IST’s.

Em decorrência disso, a equipe conta com enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares, assistente social, psicólogo e médicos infectologistas e endocrinologistas especializados na área de atendimento.

Laboratório de hormonioterapia gratuito em Bauru

Outro serviço que funciona dentro do CTA é o Laboratório de Hormonioterapia. O serviço é voltado para o público transexual que busca mudanças corporais que fazem com que a aparência física da pessoa esteja de acordo com a identidade de gênero. A mudança é um direito da pessoa cidadã e promove maior bem-estar físico, mental e emocional. 

Em Bauru, o CTA é a porta de entrada para que pessoas transsexuais consigam fazer a transição hormonal de forma segura. Isso porque o tratamento é feito com acompanhamento de uma médica endocrinologista, que realiza exames laboratoriais constantes e passa a dosagem mais indicada do hormônio de acordo com cada corpo. 

Os medicamentos hormonais receitados também são distribuídos gratuitamente pelo CTA. O Laboratório de Hormonioterapia existe há dois anos em Bauru e já ganhou reconhecimento nacional por conta da atuação. Além da hormonioterapia, o ambulatório disponibiliza acompanhamento ginecológico, urológico e psiquiátrico para pessoas trans.

Serviço

Centro de Testagem e Aconselhamento de Bauru (CTA)
Local: R. Quinze de Novembro, 3-36 – Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 7h às 17h
Horário de testagem: segunda a sexta das 7h às 11h30
Telefone para agendamento: (14) 3234-2576

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…