Como a educação muda vidas? Como a universidade pública é capaz de criar pontes entre os sonhos e a realidade? Como a democratização do Ensino Superior torna possível o antes inalcançável? 

Essas questões estão presentes em ‘A USP é para Todos, a USP é de Todos’, programa especial produzido pela TV USP Bauru. A obra audiovisual celebra o aniversário de 90 anos da Universidade de São Paulo (USP), completados na quinta-feira (25), e está disponível no YouTube.

Com 22 minutos de duração, o produto traz histórias e depoimentos de três alunos da USP que simbolizam a importância da universidade pública

  • Fabiana Martins entrou em Fonoaudiologia aos 39 anos, após ter parado de estudar por cerca de duas décadas; 
  • Beimaklym Garcia cursa Odontologia e quer reverter os conhecimentos adquiridos para ajudar os povos indígenas e ribeirinhos; 
  • Suélen Nascimento passou em Medicina após ouvir por anos que “filho de pobre e preto” não tinha como entrar no curso.

Foto: Reprodução/TV USP

Foto: Reprodução/TV USP

“Esse especial vai ao ar exatamente no dia 25 de janeiro, quando a USP completa 90 anos. Nossa ideia foi marcar essa data com um programa que deixasse bem evidente como a educação pública e de qualidade impacta a vida das pessoas, e como a universidade é o elo entre sonhos e objetivos concretos”, destaca Vitor Oshiro, jornalista da TV USP.

“Essas três histórias, na verdade, simbolizam muitas outras trajetórias e vidas transformadas pela Educação”, acrescenta. 

Guilherme Bacciotti, editor de imagens e artes da TV, reforça o papel da democratização do ensino superior. “Nos últimos anos, temos visto ações da USP visando uma inclusão, como a própria política de cotas. Inclusive, todos esses personagens do especial acessaram a universidade dessa forma. Assim, quisemos destacar o quão é importante essa política para democratização de fato da educação e o acesso ao Ensino Superior”, conta.

Foto: Reprodução/TV USP

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…