Parte de um setor que sofre com uma rotina de pressão e tem alta taxa de rotatividade, o Ren Sushi, restaurante de comida japonesa de Bauru criado em 2019, busca formas de promover o bem-estar da equipe, composta por cerca de 40 colaboradores.

Uma das iniciativas envolve a realização de palestras com especialistas sobre diferentes temas, como educação financeira e nutrição, buscando oferecer suporte e orientação aos funcionários.

Segundo Guilherme Rodrigues, sócio do restaurante, a maior parte da equipe é de jovens e, geralmente, vindos de outras cidades. Por isso, a ideia das palestras é contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal.

“O que faz o Ren Sushi funcionar são as pessoas que trabalham no local. Do atendimento à limpeza do peixe, são elas que fazem tudo acontecer. Quando eu abri o negócio, eu entendi que as pessoas são o bem mais valioso e, por isso, eu quero que elas estejam bem”, comenta o empresário, indicando como o objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

A última edição da iniciativa, realizada em 29 de abril (na semana do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho), foi uma palestra sobre Burnout, considerando que o Brasil é o segundo país com mais casos da doença.

A palestrante, Patrícia Sartori, aproveitou a temática para reforçar a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. “As empresas se preocupam com os EPI’s [equipamentos de proteção individual] físicos, como capacete, botina, etc. Mas eu gosto de pensar que elas também precisam olhar para o que eu chamo de EPI’s mentais”, enfatiza.

Sartori ainda comenta que cuidar da saúde mental da equipe é uma forma de reduzir a quantidade de afastamentos por burnout ao conscientizá-la sobre o assunto.

“Na palestra, eu busquei incentivar pequenas mudanças de atitude. Não adianta mudar tudo de uma vez. É preciso pensar em comportamentos simples que podem ser significativos a longo prazo. A partir disso, eu espero que eles consigam ter outra perspectiva de vida”, relata.

Experiência pessoal

Mais do que compartilhar o conhecimento, Patrícia também abordou o assunto a partir da própria experiência. Ela se formou em Direito e foi concursada em um banco por 14 anos. 

“Eu sempre senti um vazio nessa área”, comenta, relembrando como essa sensação trouxe consequências. “Não se falava em burnout na época, mas tenho certeza que essa era minha condição. Tive depressão e crises de pânico”.

Há cerca de seis anos, Sartori saiu do banco e foi trabalhar com arte e chegou a arrecadar R$120 mil para uma ONG do Pantanal, em 2020.

Em seguida, fez especialização em Desenvolvimento Humano e passou a atuar como palestrante e mentora de ‘Performance Sustentável’, uma forma de progredir na carreira sem esquecer do bem-estar. “Foi onde me encontrei! Eu senti um valor quando consegui falar com os meus colegas sobre esse problema e os fiz enxergar a vida sob essa perspectiva”, comenta.

publieditorial

Serviço
Ren Sushi
Endereço: Av. Getúlio Vargas, Quadra 21-76
Instagram: @rensushioficial
Facebook: /rensushioficial

Patrícia Sartori
Contato: (14) 99905-9359
Site: www.patriciasartori.com.br
Instagram: @_patriciasartori
Facebook: /PatriciaSartori

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Empresa de arroz e feijão de Lençóis Paulista recebe selo Great Place to Work

A Safra Sul, empresa de arroz e feijão de Lençóis Paulista, recebeu o certificado da Great…