Em março, começa o o projeto “Trançando Elas – Retratando Sonhos”, que visa formar profissionais trancistas, além de retratar suas histórias através de um livro. É uma iniciativa da Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Cultura, por meio do Programa Municipal de Estímulo à Cultura e em conjunto com a Associação Elas.

O projeto tem como público-alvo mulheres de áreas periféricas da cidade, a partir de 16 anos, principalmente mulheres negras, trans e em estado de vulnerabilidade social. A ideia central é ir além de proporcionar uma qualificação profissional e uma renda a essas mulheres mas também possibilitar um reencontro com suas raízes e conhecimentos ancestrais afro-brasileiros.

A outra parte do projeto, trata-se do “Retratando Sonhos” onde a história dessas mulheres será contada através de um livro, escrito por Ana Carolina da Silva Degrava, com o objetivo de relatar as dificuldades de ser mulher, especialmente mulher negra, trans, mãe solo, e periférica, bem como mostrar as consequências dessas dificuldades na vida dessas mulheres e dos que estão ao seu redor.

A ação acontece de forma presencial no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), um espaço que une cultura, esportes, lazer e atendimento social para a comunidade.

O espaço localiza-se na Rua Maria José Silvério dos Santos, Quadra 2, no Núcleo Habitacional Pastor Arlindo Lopes Vianna (Bauru 22). O local atende os bairros Parque Bauru, Ferradura Mirim, Júlio Nóbrega, José Regino, parque Hipódromo, Vila Carolina, Redentor e Tangarás.

Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação

Os encontros acontecem todas as segundas-feiras das 18h30 às 20h30, e acontecerão até o dia 5 de julho, com duração de 3 meses.

Uma vez por mês, a ação também promoverá eventos para a comunidade. O primeiro será o “Vem Trançar”, no dia 10 de abril, quando a população local poderá trançar o cabelo gratuitamente com as alunas do curso no CEU das Artes.

Em maio, no dia 2, teremos o “Trançando Elas na Feira”, na praça da Avenida Jorge Zaiden, localizada na rua Victor Curvello de Ávilla, no Jardim Contorno.

Por fim, em junho, no dia 07, o “Elas em Ação II” ocorrerá na feira livre do Vitória Régia, onde as alunas colocarão em prática os aprendizados do curso e levarão um pouco da cultura afro aos frequentadores da feira.

As informações são da Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Projeto de castração de animais realiza bazar em Bauru para arrecadar fundos

No próximo sábado (25), das 10h às 13h, ocorre mais uma edição do bazar Castramor na Garag…