“Eu sempre gostei de cozinhar, é natural [na minha família], eu me lembro que desde pequena fazia massinha de bolo, picava a batata para fazer batatinha frita”, relembra Renata Franzoloso (também conhecida como Rena).

Baseada nessa memória afetiva, ela tornou-se a idealizadora da Casa da Rena, um bistrô com espaço intimista localizado no bairro Higienópolis, focado em servir bem-estar por meio da gastronomia. 

Comecei a cozinhar na casa das minhas avós. Tenho uma avó mineira e outra caipira do interior paulista. Então todo mundo se reunia no almoço de domingo, tinha porco, peixe, carne bovina, café, bolo”, Renata conta.

Cozinha como cura

Foi a habilidade de cozinhar que a ajudou em um um período de fragilidade. Em 2016, Rena descobriu um câncer de mama que a obrigou a cuidar de sua saúde. Nessa época, ela morava em São Paulo e estava voltando para a sua cidade natal, Bauru.

Segundo relata, ela precisou “recalcular a rota” devido a doença, assim deixou o emprego que tinha na área da Moda na capital e começou a procurar uma nova fonte de renda. Com o apoio dos amigos e familiares, ela fez geleias de pimenta de pote para vender, e a iniciativa foi um sucesso.

Dessa forma, mais pessoas a incentivaram para que trabalhasse na gastronomia. Porém, Rena não tinha dinheiro para abrir um espaço físico de restaurante. Então, a ideia principal do empreendimento surgiu: um bistrô dentro de casa.

Esse modelo de negócio reduz gastos e proporciona um ambiente mais pessoal para os clientes. Para ir lá, é necessário reservar os lugares antes. O local também é usado para festas e pequenos eventos como confraternizações, aniversários e até casamentos. 

Afetividade nos detalhes 

A espiritualidade, para Rena, é muito importante. Portanto, ela também leva o conceito de ancestralidade para a cozinha. Embora não seja formada em gastronomia, ela se declara “chef da própria cozinha” e põe em prática o que aprendeu com a família. Inclusive, ela divide o fogão com o filho, Tato. 

Por isso, o ambiente procura ser caseiro e aconchegante. Assim, os guardanapos, a toalha de mesa, a almofada da cadeira, todos esses itens são confeccionados artesanalmente pela Rena e sua nora, Stefanie, no ateliê da casa. 

Ainda tem os ingredientes orgânicos utilizados na cozinha, já que no local há um jardim com variedade de espécies. Temperos como cheiro-verde, louro, alecrim vão da terra direto para a panela. 

Aqui tem limão siciliano, limão rosa e limão galego. Meu primeiro maracujá está nascendo”, a proprietária do bistrô afirma.

Devido a sua espiritualidade, Rena acredita na influência das energias na vida das pessoas. 

É proibido entrar na minha cozinha quando está bravo, reclamando demais, primeiro deve se acalmar. Porque colocamos a nossa energia no alimento. E a pessoa que vem aqui não tem a ver com [os problemas], ela está no momento de lazer, veio buscar uma paz”, explica Rena. 

Para 2023, a Casa da Rena promete novidades. Em breve, os clientes poderão comprar alguns produtos do bistrô a pronta entrega como caipirinhas, tomate assado, massas frescas, entre outros. 

Conheça mais a Casa da Rena no Instagram. 

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bença de Rua ocorre neste domingo (05) com 9 restaurantes locais, capoeira, música, artistas e artesãos

Neste domingo (05) ocorre a terceira edição do Bença de Rua, evento gastronômico e cultura…